
No começo deste mês o Governo Federal retomou o fornecimento aos municípios do inseticida que combate o mosquito Aedes Aegypit, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. Sem autonomia para adquirir o produto, as cidades não tiveram como manter a nebulização ao longo dos últimos meses. O fornecimento foi interrompido em 2019.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde começou os trabalhos de aplicação do inseticida nos bairros, casa a casa. Inicialmente, os funcionários da equipe de controle de endemias fizeram a aplicação nas dependências da Santa Casa e do Lar dos Idosos.
O primeiro bairro a receber a ação preventiva é o Jardim Marajá, onde os profissionais estão atuando durante esta semana.
O responsável pela equipe, Silvio Correa Nogueira, informou que o inseticida fornecido pelo Governo Federal é novo, traz uma nova composição com a proposta de ser mais eficaz, e entre as mudanças, por exemplo, não apresenta o cheiro característico do produto anterior.
Além da aplicação do inseticida, a Saúde de Saúde informa que estão sendo feitas as visitas nas residências para verificação dos imóveis e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Porém, alerta que o principal meio de combate ao mosquito ainda é a colaboração da população que precisa manter a limpeza dos quintais e terrenos baldios.
“Se não houver uma conscientização de que é fundamental limpar seus imóveis e retirar qualquer recipiente que acumule água, em especial neste momento que as pessoas estão em casa, não adiantará só a atuação da Saúde. Vamos trabalhar juntos”, alertou a secretária municipal de saúde, Manuelina Corpa.
*Com informações da Assessoria de Imprensa