Pandemia com pão e circo

Coluna semanal de Gabriel Dias

Dentro desse momento histórico, onde medidas são dadas e descumpridas na mesma intensidade em nosso solo brasileiro, temos um ponto em comum que passa todas as noites e que nos oferece dialogo, discussão e até mesmo discurso ideológico: Big Brother Brasil, o BBB.

Ele tem sido o motor e o ponto de maior audiência atualmente. Será que essa estratégia é nova?

ROMA ANTIGA

O Império Romano ganhou imensas multidões em seu território levando assim há um colapso em condições básicas: mão de obra explorada, casas minúsculas, pouco ou nenhum saneamento básico e etc.

Como acontece atualmente em nossa Nação, onde o emprego informal ganhou espaço e muitos estão aguardando a aprovação do Auxilio Emergencial (que para ser “emergencial” está demorando deveras).

Um povo sem condições mínimas de vida é um povo revoltado e para controlar tamanha euforia o governo de Roma foi muito perspicaz: Política do Pão e Circo (panem et circenses, em latim).

Para acalmar os ânimos da população eram criadas arenas com eventos mortais, corridas, animas, artistas, teatro e ademais eram distribuídas também quantidades de cereais.

Com isso, o Imperador mantinha o controle, desviando o foco das pessoas de assuntos mais caóticos.

BBB E A SANIDADE MENTAL

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou leu sobre tal programa, ele tem sido e continuará sendo o tema mais polêmico no Brasil dentro dessa pandemia. Até mesmo o ator de Luke Skywalker, de Star Wars entrou na brincadeira e publicou #ForaGizelly.

Seres sociáveis como nós, homo sapiens, precisamos de interações sociais para a manutenção de uma boa condição psicológica.

É necessário sair da caverna de Platão para ver o Mundo, ou até mesmo criar o “Wilson!” quando a loucura ameaçar chegar.

O Reality Show, ao contrário do que muitos pensam, tem seus fatores positivos, muito além de julgar pessoas ele traz o diálogo para uma casa, podemos reforçar nossas convicções e pensamentos, debater sobre o racismo, o machismo e a hipocrisia humana, vemos a essência do homem, de maneira caótica e explosiva, a sensatez e a imaturidade, ao final das contas o BBB é um teste social, tentamos ser onipresente e a partir disso eliminamos quem não acreditamos merecer o prêmio.

Paralelamente, vivemos (ou ao menos deveríamos viver) um BBB em nossos lares, com discussões, diálogos, sensatez e imaturidade, igualmente ao que assistimos todas as noites.

Os participantes estão perdendo a sanidade mental, caso não se cuide você também estará na mesma.

EXPECTATIVAS
Nossa aliada comercial, China, já iniciou os testes de vacinas contra a Covid-19, essa nação que enfrentou o primeiro surto do vírus no Mundo já está há 3 dias sem mortes pela doença.

Não entre no surto coletivo: “É o fim do mundo!”… longe disso. Pandemias passaram na história e continuarão passando.

Hoje felizmente temos ciência suficiente para permanecer da maneira mais lúcida possível.

MESMA EMBARCAÇÃO?

É muito comum ler, escutar ou ouvir “Estamos no mesmo barco!.” Recebendo um Ócio forçado, onde dificilmente ele é Criativo, mas ainda não perdemos a nossa capacidade de raciocinar:  Segundo a Caixa, mais de 3,3 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial e muitos estão no seu aguardo.

Podemos estar no mesmo mar, porém nas mesmas condições jamais.

Portanto, SE puder ficar em casa, fique. SE puder ajudar, ajude! Tenha consciência!! Vai passar!!!

Conteúdo anteriorO Belo e a Fera
Próximo conteúdoMuscadet, um branco seco exótico