Prefeitura de Adamantina pretende entregar 6 mil máscaras por dia; veja o cronograma

No domingo (3) foram entregues 22 mil máscaras; as 48 mil restantes serão entregues no decorrer desta e da próxima semana

A Prefeitura de Adamantina iniciou no domingo (3), a distribuição de 70 mil máscaras para a população do Município.

Na noite desta segunda-feira (4), durante entrevista ao IMPACTO, o prefeito Marcio Cardim e o secretário municipal de Saúde, Gustavo Rufino, falaram sobre a distribuição, a importância da população utilizar as máscaras e manter o isolamento social.

Segundo o secretário, no domingo foram distribuídas 22 mil unidades. A ação intitulada “Eu te protejo, você me protege” contou com o apoio de servidores públicos, Tiro de Guerra de Adamantina, Sabesp, entidades e parceiros voluntários.

Nesta terça-feira (5) a entrega foi retomada no Jardim Brasil. A previsão é distribuir 6 mil máscaras a cada dia. De acordo com as autoridades municipais, este é o número que a empresa que confecciona material consegue fabricar diariamente.

Ainda faltam serem entregues 48 mil máscaras. Uma média de oito dias de trabalho.

CRONOGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO

Terça-feira (5) – restante do Jardim Brasil

Quarta-feira (6) – Jardim Adamantina

Quinta-feira (7) – Estância Dorigo, Residencial Itália e Jardim dos Poetas

Sexta-feira (8) – vila Jamil de Lima

Sábado (9) – Parque Itamarati

Nos demais bairros a programação continua na semana seguinte. O secretário afirma que as máscaras chegarão a todos os moradores de Adamantina.

Rufino alerta que cada morador recebe um kit com duas máscaras de proteção facial e um folheto com as orientações de uso e higienização. As orientações do manual seguem todas as recomendações dos órgãos de saúde como OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

ADAMANTINA SAI NA FRENTE

Adamantina é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a fornecer máscara para toda a população. Segundo o prefeito Marcio Cardim, durante reunião da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) ficou combinado entre os prefeitos que as boas ideias e experiências de sucesso seriam compartilhadas entre as cidades.

“Combinamos na reunião que todo prefeito que fizer uma ação e desse resultado, que transmitisse a experiência. Nossa ação está sendo exemplo. Desconheço outro município que esteja fornecendo máscaras. Assim, como Tupã foi exemplo na instalação de tendas em frente a Caixa Econômica Federal, somos exemplo na distribuição das máscaras. Bons exemplos devem ser seguidos e copiados”, diz o prefeito.

USO OBRIGATÓRIO

O governador João Doria anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7).

Segundo o gestor estadual, a regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer à medida.

“A partir de segunda-feira (4), já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito”, afirmou Doria. “A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras”, completou o governador.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5) e está alinhada com as ações do Governo do Estado de São Paulo para frear o ritmo de contaminação da Covid-19.

ISOLAMENTO SOCIAL

Segundo o prefeito é importante que os adamantinenses mantenham o isolamento social.

“Precisamos que a população siga as orientações do isolamento. Na sexta-feira (8) o Governo do Estado vai anunciar as cidades que terão flexibilização do comércio. As cidades que tiverem índices abaixo de 50% de isolamento correm o risco de não flexibilizar. Precisamos nos unir e ter a consciência de não sair de casa. A nossa região encontra-se com o isolamento abaixo dos 50%”, explica Cardim.

“Temos duas maneiras de conter o vírus: Usar as máscaras – que a Prefeitura está distribuindo – e fazendo o isolamento social. Com estas medidas funcionando, não tem como o Governo do Estado não flexibilizar o nosso comércio, que é tão importante para a nossa economia”, finaliza o prefeito.

NOVOS CASOS SUSPEITOS

O último boletim epidemiológico do Município, no dia 30 de abril, apontou 26 casos notificados para a Covid-19. Destes são:

Suspeitos – 8

Confirmados – 8

Descartados – 10

De acordo com o secretário de Saúde, na segunda-feira, mais quatro pessoas fizeram exames para testar coronavírus em Adamantina. Dois destes quatro são profissionais da saúde, um agente penitenciário e um cidadão comum do Município.

Um novo boletim do coronavírus será divulgado ainda hoje, segundo a Prefeitura.

Acompanhe a entrevista

Conteúdo anteriorGoverno de SP determina uso obrigatório de máscaras em todo o estado
Próximo conteúdoAdamantina aguarda resultados de 12 exames de pacientes com suspeita de coronavírus