Reitor destaca medidas para enfrentamento da Covid-19: “estamos atentos 24 horas por dia cuidando da comunidade UniFAI”

Na UniFAI – principal instituição de ensino superior da Nova Alta Paulista – diversas medidas foram adotadas pela Reitoria visando garantir as aulas no formato online

Paulo Sérgio da Silva, reitor da UniFAI (Foto: Arquivo | Grupo IMPACTO)

De uma hora para outra, uma nova rotina! Praticamente todos os setores foram afetados pela pandemia de Covid-9, criando novos hábitos para uma “volta” aos costumes do cotidiano.

Uma das áreas que teve que se habituar ao atual contexto está a educação. Sem aulas presenciais, instituições buscam no ambiente virtual repassar o conteúdo, mantendo o ensino mesmo à distância.

Na UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) – principal instituição de ensino superior da Nova Alta Paulista – diversas medidas foram adotadas pela Reitoria visando garantir as aulas no formato online.

Em entrevista ao IMPACTO, o reitor Paulo Sérgio da Silva explica como a autarquia municipal enfrenta a nova rotina educacional. Confira:

IMPACTO: Neste momento adverso como a UniFAI vem mantendo o relacionamento/prestação de serviços aos alunos?

Paulo Sérgio: A maioria dos setores da UniFAI está atendendo seus alunos todos os dias, no modo presencial, sem aglomeração e com o uso de equipamentos de proteção individual, máscaras, álcool em gel.

Segue alguns setores essenciais e seus respectivos horários: secretaria do Campus I, de segunda a sexta-feira das 12h às 16h; tesouraria do Campus I, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h; procuradoria jurídica, quarta-feira e sexta-feira, das 12h às 16h; divisão financeira, segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h30; diplomas de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h; bolsas dúvidas e agendamentos via solicitação e-mail: [email protected]; departamento pessoal, dúvidas e agendamentos através do e-mail [email protected]; Call Center de segunda à sexta-feira no horário entre as 12h às 17h30, e-mail [email protected] e WhatsApp (18) 9.9803-6485; e telefonistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo (18) 3502-7010.

Sendo assim, fortalecemos a certeza de poder atender e fornecer o melhor ensino aos nossos alunos até que possamos cumprir as atividades práticas e estágios de cada curso na sua necessidade presencial. Sempre pensando na qualidade de ensino, a UniFAI não mede esforços para atingir os melhores resultados junto à comunidade acadêmica.

IMPACTO: Quais as ações de prevenção a Covid-19 foram adotadas pela Instituição?

Paulo Sérgio: A pandemia do coronavírus fez com que novas rotinas fossem implantadas nas casas e empresas, públicas e privadas, para manutenção e promoção da saúde.

Na UniFAI não foi diferente. Para que eu pudesse dar o melhor atendimento e tomar as melhores condutas frente à pandemia na UniFAI foi constituído o Comitê de Monitoramento e Conduta sobre a Covid-19 composto por médicos, vice-reitor e diretores da instituição, sob coordenação do médico infectologista Rogério Borguesi Bravo.

Também, em virtude das orientações do Comitê Covid-19, suspendi as aulas presenciais e solicitei à pró-reitoria de ensino e coordenação pedagógica que realizassem um treinamento para docentes e alunos frente a plataforma G Suites com a finalidade de dar continuidade as atividades acadêmicas com qualidade, que foi amplamente realizado.

Antecipamos o recesso escolar e, no último dia 4 de maio, remamos às aulas, em sua total potência para garantir ensino aos alunos conforme orientação do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação).

Sendo assim, desde 17 de março as aulas presenciais foram suspensas, o ensino em ambiente virtual foi estruturado e medidas para auxiliar as famílias e acadêmicos no cumprimento de seu compromisso financeiro foram pensadas junto à nossa equipe.

Frente a isso, e sempre pensando em nossa comunidade UniFAI, tomei a decisão de conceder um maior parcelamento frente às mensalidades não pagas no primeiro semestre de 2020, além de enviar um projeto de lei, ao Executivo, solicitando a possibilidade de 20% de desconto nas mensalidades nos meses de maio e junho de 2020 que foi aprovado pelo Legislativo.

IMPACTO: Como a UniFAI contribui, ou pode contribuir, para estruturação do sistema de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus?

Paulo Sérgio: O curso de Medicina da UniFAI atua na prevenção da pandemia do coronavírus com a manutenção do internato em atenção básica, nas UBSs de Adamantina e nas Santas Casas de Adamantina e Araçatuba. Nossos internos fazem atendimentos de pacientes de síndrome gripal, atendimento, execução de exame clínico, diagnóstico, tratamento e indicação dos exames para a Covid–19. Orientação, acolhimento e humanização aos pacientes tem sido um papel fundamental dos nossos alunos do internato de Medicina no combate ao coronavírus. Já lá na Santa Casa de Adamantina estamos prestes a inaugurar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que já está sendo equipada com equipamentos comprados pela UniFAI, estamos também aguardando a chegada de 10 respiradores que serão fundamentais na luta contra a pandemia.

IMPACTO: Especialistas comentam que a pandemia trata mudanças significativas nas formas de relacionamento e consumo. O que a UniFAI projeta para este novo futuro? A Instituição está preparada para este momento?

Paulo Sérgio: A instituição está preparada para a situação com treinamento para professores e alunos, como já informado anteriormente. A administração segue em regime de revezamento. A UniFAI tem monitorado dia a dia as ações do governo e concomitantemente já realizou um estudo de calendário escolar que foi submetido ao Conselho Universitário para aprovação. Tem feito monitoramento também diário dos docentes por meio dos coordenadores de cursos e chefias de departamento. Estamos atentos 24 horas por dia cuidando da comunidade UniFAI, colaboradores, docentes e alunos.

Acreditamos que logo, todos nós estaremos juntos presencialmente de novo, se Deus quiser.

Conteúdo anteriorAdamantina mantém média de contaminação por dengue: 4,9 casos por dia
Próximo conteúdoDoações para entidades na declaração do Imposto de Renda podem ser feitas até 30 de junho