24.6 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Destinos turísticos!

Que alegria poder desejar a todos um Feliz Aniversário!

Nossa cidade faz aniversário, mas eu quero desejar parabéns a você, cidadão adamantinense, e parabéns ao nosso município por receber tão bem os que chegam aqui, assim como eu, apostando na cidade, criando suas novas raízes.

- Publicidade -

E se é dia de festa, acho que nossa coluna tem a obrigação de ter temas alegres, trazer boas notícias, sendo assim, vamos falar o que já está reabrindo no Brasil e no mundo para nossos turistas?

Sabemos que nesse momento tudo é ainda muito incerto, mas com as medidas adotadas pelos empreendimentos, a nossa primeira viagem pós pandemia tem tudo pra ser inesquecível, com gostinho de liberdade e segurança.

Aqui na minha agência de viagens estou focando muito com os passageiros para que visitem o Brasil, Caribe e, caso não abra mão de Europa, vá para Portugal (aliás eles estão sendo exemplo de como devemos retomar o turismo com segurança, procedimentos corretos e muita competência).

Então vou colocar alguns destinos aqui para que possam planejar sua próxima viagem quando tudo estiver autorizado:

Os primeiros destinos a tomar essa atitude foram na Serra Gaúcha, fortemente dependentes do turismo. Em Gramado, hotéis, museus e parques turísticos foram reabertos desde o dia 6 de maio, assim como algumas atrações de Canela, cidade vizinha. Pontos turísticos como o Parque do Caracol, Alpen Park, Mini Mundo e GramadoZoo já estão operando – com até 50% da sua capacidade e horário de funcionamento reduzidos. Outras atrações, como o Snowland e Aldeia do Papai Noel, estão previstas para reabrir no dia 5 de junho. O uso de máscara é obrigatório, tanto por visitantes quanto por funcionários.

Outro destino popular entre os viajantes também anunciou recentemente o seu plano de retomada do turismo: Foz do Iguaçu. Desde o dia 11 de maio, um decreto da prefeitura autorizou a abertura de hotéis, bares e restaurantes, depois de 50 dias sem atividades. No setor hoteleiro, porém, só voltaram a operar hotéis com público corporativo, em viagens a trabalho – hotéis de lazer e resorts só serão permitidos a partir de 10 de junho – e com capacidade limitada.

O 10 de junho também é a data que várias atrações da cidade estão previstas para reabrir, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas, a usina Itaipu, o Marco das 3 Fronteiras (apenas do lado brasileiro) e o Parque das Aves. Tais pontos turísticos funcionarão com 30% de capacidade e o uso de máscara é obrigatório, assim como em bares e restaurantes. Distanciamento de dois metros, limpeza constante e disponibilização de álcool em gel são algumas das medidas sanitárias adotadas.

E NO EXTERIOR?

Vários países, principalmente da Europa, começaram a afrouxar suas medidas de confinamento e reabrir atrações diante da queda do número de casos de coronavírus. O desconfinamento é feito em fases e, primeiro, muitos governos estão retirando as restrições de viagem dentro do país antes das internacionais, como é o caso da Espanha.

Uma alternativa para o turismo internacional é a formação de “bolhas de viagem”, em que a circulação de turistas é feita dentro de um número restrito de países. Lituânia, Letônia e Estônia, por exemplo, já estabeleceram a sua bolha, e seus cidadãos já podem se deslocar entre os três países.

A tendência é que os governos estabeleçam, primeiramente, bolhas entre nações da União Europeia e no mesmo “nível” da pandemia – como fizeram Alemanha, França, Suíça e Áustria ao reabrir parte de suas fronteiras para circulação – para depois receberem turistas de outros lugares do mundo.

A Eslovênia foi o primeiro país da Europa a declarar o fim da pandemia de coronavírus e abriu fronteiras para toda União Europeia.

Na Itália, duramente atingida pelo coronavírus, a vida está aos poucos voltando, com a reabertura de hotéis, sítios históricos, lojas, restaurantes e cafés. Neste mês, os museus do país foram autorizados a funcionar e, no Vaticano, os Musei Vaticani e a Basílica de São Pedro já começaram a receber visitantes desde o dia 1 de junho. No mesmo dia também reabriu o Coliseu após quase três meses fechados, mas com uma série de restrições.

A tendência é que as máscaras sejam obrigatórias, os ingressos sejam adquiridos online e os estabelecimentos funcionem com capacidade limitada – e até mais tarde, para incentivar que os italianos frequentem após o trabalho. As praias italianas também poderão ser desfrutadas neste verão, mas com um esquema de hora marcada.

Em Portugal, o acesso às praias é permitido diante de uma série de regras. O país começou a reabrir museus, igrejas, monumentos, restaurantes e cafés – todos com 50% de capacidade. Em Sintra, nos arredores de Lisboa, atrações como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional e o Chalet da Condessa d’Edla já podem ser visitadas. A ilha da Madeira anunciou que irá voltar a receber viajantes internacionais a partir de 1º de julho. Para entrar na região, é preciso apresentar um teste negativo de Covid-19, feito até 72 horas antes, ou fazer um teste providenciado pelo governo no momento da chegada.

Vizinho, a Espanha estabeleceu quatro de fases de desconfinamento. No momento, hotéis, restaurantes, museus e centros culturais (como o Museu Picasso de Barcelona ou o Prado, em Madri) já estão funcionando, com um terço da sua capacidade. No fim deste mês, viagens dentro de uma mesma província serão liberadas e o governo anunciou que a previsão de abertura para turistas estrangeiros será em 1 de julho.

Bom meus leitores, acho que meu presente à vocês foi dado, é hora de virarmos a chavinha, continuarmos nos cuidando, lógico, mas programar um novo futuro faz bem pra economia, mas principalmente faz bem pra nós.

Um excelente feriado, até a próxima jornada.

Instagram: @abconsultoriaemviagem

Facebook: Andressa Bonassa Consultoria em Viagem

Publicidade