20.9 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

#Exposed: jovens utilizam Twitter para relatar abusos na microrregião

Mulheres se uniram em uma campanha nas redes sociais que alerta sobre pessoas que teriam cometido diversos tipos de abusos, como assédios verbal e sexual, estupro, agressão, relacionamento abusivo e divulgação de imagens de nudez sem o consentimento das vítimas.

Enquanto algumas postaram diretamente de suas contas, outras preferiram enviar mensagens para páginas que reúnem e divulgam os depoimentos anonimamente.

- Publicidade -

O movimento já vinha ganhando força desde o fim de maio em outros locais do país com o uso da #exposed, que significa ‘exposto’ em inglês, seguida do nome de cada cidade. E na última semana pelo menos duas contas foram abertas no Twitter para escancarar relatos de jovens da microrregião de Adamantina.

As contas @e_ocz, com relatos de Osvaldo Cruz e região (desativada), e @ExposedAdamant1, com casos de Adamantina e cidades vizinhas (ativa), são alvos da Polícia Civil, já que os posts trazem histórias envolvendo colegas de escola ou bairro, professores, pessoas com quem as meninas e mulheres se relacionaram e abusos praticados até por membros da família. Há usuários afirmando que alguns dos casos postados são falsos.

Existem dois procedimentos em apuração e segredo de Justiça, um em Adamantina pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e outro em Osvaldo Cruz pelo SIG (Setor de Investigações Gerais). Os prazos de conclusões dos relatórios são de 30 dias.

O MOVIMENTO

O movimento #Exposed é mundial e tem sido destaque em vários países. Os relatos costumam detalhar o local – como festas e escolas -, a abordagem e como ocorreu o abuso ou o assédio. Algumas mulheres optaram por não divulgar o nome dos homens envolvidos, enquanto outras chegaram até mesmo a marcar os perfis dos supostos abusadores nas redes sociais.

PARA DENUNCIAR

As DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) são uma das mais importantes portas de entrada das denúncias de agressão. Na microrregião há unidades em Adamantina e Osvaldo Cruz.

Quando não há uma delegacia especializada para esse atendimento, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Ou pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Nesse caso, uma viatura da Polícia Militar é enviada até o local.

Outro canal de entrada de denúncias é a central telefônica Disque-Denúncia. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Disque 180.

DDM EM ADAMANTINA

Alameda Santa Cruz, 1171 – Vila Joaquina

Telefone: (18) 3521-3444

DDM EM OSVALDO CRUZ

Rua Hans Klotz, 1452

Telefone: (18) 3528-1313

Publicidade