Muitos destinos estão liberados para a visitação, a malha área finalmente parece estar voltando ao normal, mas a preocupação do turista é: é seguro viajar hoje?
Venho aqui turistas queridos passar algumas informações pra você que deseja planejar sua viagem, mas ainda precisa de mais informações para sentir-se seguro sobre os novos protocolos, afinal como sempre digo, viajar é desligar-se pelo menos por um período dos problemas.
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Os medos e os questionamentos são os mais variados possíveis, e vão desde a utilização da toalete durante o voo até a incerteza se uma aeronave tem mais ou menos chances de contaminação, afinal estão todos confinados em um espaço reduzido e a milhares de metros de altitude.
Com a colaboração do site Panrotas, perguntamos tudo ao comandante da GOL Linhas Aéreas, Danilo Andrade, que é também diretor de Segurança Operacional da companhia.
Separei as perguntas que acho mais relevantes para que você possa viajar tranquilo:
Como está sendo o embarque dos voos, levando em consideração a questão do distanciamento social. Quais passageiros entram primeiro e por quê?
Em todas as bases temos marcações no piso dos portões de embarque que garantem o distanciamento. Por ora, o embarque segue como anteriormente, por grupo, a partir das prioridades por lei e clientes Smiles/premium. Mas isso é atual, estamos avaliando constantemente mudanças nesse quesito. Estudamos uma maneira de embarcar os passageiros do fundo para frente. Já o desembarque, por meio de uma solicitação dos comissários em todos os voos, está sendo por fileiras, começando das dianteiras para as traseiras.
O uso da máscara a bordo é obrigatório? E na hora do serviço de bordo, como o passageiro deve se portar?
Sim, o uso da máscara é obrigatório por tripulantes e passageiros durante todo o voo. Os clientes já se apresentam ao portão de embarque e, consequentemente, na aeronave utilizando suas respectivas máscaras. A Gol suspendeu temporariamente o serviço durante o voo. Servimos água sob demanda e entregamos um snack para os passageiros no momento do desembarque, para que sejam consumidos posteriormente. Essas duas restrições, uso da máscara e serviço de voo, são válidas para todos os voos, independentemente do tempo de duração. (Nota da Redação: em empresas que mantiveram o serviço de bordo, o passageiro pode retirar a máscara somente quando for consumir os alimentos e bebidas).
Qual é a frequência de higienização de assentos e carpetes da aeronave?
Na Gol temos dois tipos de higienização, sendo uma que ocorre a cada etapa do voo, inclusive em escalas. Neste caso (da escala), todos os clientes desembarcam para que a nossa equipe possa fazer a higienização das superfícies de contato, paredes, saídas de ar, além de braços e encostos do assento. Após a jornada, a aeronave passa por uma outra limpeza, mais aprofundada e que inclui também galleys e as cabines de passageiros e comando.
No caso de check-in presencial, como o cliente deve se comportar diante do cartão de embarque físico?
Temos incentivado desde o início da pandemia o uso dos nossos canais digitais. O crescimento desses canais já era uma tendência no passado, mas com a covid-19 notamos um aceleramento do uso da tecnologia. E, nós da Gol, temos incentivado cada vez mais. Mas para aqueles que são atendidos no check-in, estamos tomando todos os cuidados possíveis. Nosso pessoal de terra está utilizando luvas, máscara e nos principais aeroportos temos escudos de acrílicos nos balcões de atendimento.
Há dispenser com álcool em gel no interior das aeronaves?
Sim, em todas as aeronaves nós temos álcool em gel. Há um dispenser próximo à galley (área de serviço) dianteira e também disponibilizamos aos clientes sempre que solicitado. Vale destacar que temos tido sucesso na operação e na colaboração dos clientes, que estão cientes da situação e dos procedimentos de segurança e higienização. Isso tem colaborado muito.
Como utilizar o banheiro com segurança durante um voo?
É um ambiente que precisa ser evitado durante a viagem? Nada mudou. A toalete está sendo utilizada como qualquer outro ambiente compartilhado. Não precisa ser evitada e não é um ambiente com maior risco de contaminação. Reforçamos apenas que todos mantenham os costumes básicos de higienização e lavagem das mãos com água e sabão.
Como manter o distanciamento dentro de uma aeronave?
Segundo estudos da Iata e Icao (Organização Internacional da Aviação Civil) não existe evidência que o distanciamento na aeronave seja efetivo. A forma como o ar circula dentro de um avião não favorece o deslocamento de partículas e contaminantes, incluindo a covid-19, entre fileiras de passageiros. O ar interior da aeronave é renovado a cada três minutos, é filtrado e devolvido para a cabine (pelo sistema de filtros HEPA). Não há movimento dessas partículas, da frente para trás e vice-versa.
Se um voo estiver muito lotado e eu não me sentir seguro de prosseguir a viagem, eu posso pedir para desembarcar? Neste caso, serei obrigado a remarcar minha viagem com penalidades?
Se o voo estiver muito lotado e ele não se sentir seguro, será prontamente atendido. São raros os casos de passageiros pedirem para desembarcar, mesmo antes da pandemia, não temos registro de mudança de atitude da parte dos clientes. Portanto, não há política específica para isso, mas uma avaliação caso a caso.
O avião é o lugar mais perigoso para contrair o vírus?
Não, pelo contrário, é um dos mais seguros em que qualquer pessoa pode estar em relação a lugares públicos. É natural que as pessoas se sintam desconfortáveis no atual momento em que vivemos. O que eu pude observar é que, com segurança adequada, as pessoas se sentem mais tranquilas. Eu voei recentemente e notei um clima mais leve do que muitos acham que está acontecendo. No interior da aeronave é a mesma coisa, as pessoas estão conversando e mais relaxadas. Todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para sempre melhorar a jornada do cliente. Não se tem nenhuma evidência que aeronave favoreça de alguma forma a contaminação de covid-19 ou qualquer outra coisa.
Eu preciso apresentar algum teste ou exame para comprovar minha saúde antes do embarque?
Atualmente, não temos nenhuma discussão avançada sobre isso. Estamos atentos a todas as questões da indústria e dos órgãos de saúde.
Caso ainda tenha alguma dúvida, consulte as demais perguntas no https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2020/07/38-perguntas-sobre-protocolos-de-saude-e-seguranca-a-bordo_174995.html
E claro, reforço que o agente de viagens, poderá passar todas as informações para que suas férias continuem sendo seguras e inesquecíveis.
Um ótimo final de semana e bons voos por ai!