16.7 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

A delicadeza e a elegância dos vinhos da Borgonha

Os apreciadores de vinhos não podem deixar de degustar, pelo menos de vez em quando, os vinhos da Borgonha.

É certo que vinhos franceses de boa qualidade são caros, todavia é possível garimpar bons exemplares a preços mais convidativos.

- Publicidade -

É o caso do vinho que degustei recentemente escoltando um lombo suíno ao forno. Essa carne, por ser a parte mais branca do animal, pede um vinho branco ou um tinto seco, suave e pouco tânico, como são os vinhos da Borgonha.

O vinho selecionado foi o tinto MAISON JAFFELIN, PINOT NOIR, 2017, comprado diretamente no site da ChezFrance. A ChezFrance é uma loja especializada em vinhos franceses que disponibiliza excelentes ofertas, com ótima relação qualidade/preço.

O MAISON JAFFELIN é um vinho de cor púrpura, translúcido, com notas de frutas vermelhas, muito fresco e elegante, com taninos leves e redondos e que, pelos seus predicados, combinou muito bem com a delicadeza do prato.

Embora classificado como “Vin de France”, a classificação básica entre os vinhos franceses, o MAISON JAFFELIN demonstrou ser um vinho bem feito, sedoso, fácil e gostoso de beber, vigorosamente frutado, vibrante e muito perfumado, a um preço justo: R$ 129,00

Os tintos caracterizados como tradicionais da Borgonha são produzidos com a uva Pinot Noir, embora a região cultive outras variedades, como a Gamay.

A Pinot Noir é uma casta delicada e muito exigente em sua produção e que encontra perfeitas condições de crescimento naquela região da França, resultando na produção de vinhos leves, frutados, contudo muito complexos, como não se encontra em outras regiões do mundo.

A Borgonha, ao lado de Bordeaux, são as duas regiões produtoras de vinhos mais famosas da França e porque não dizer, do mundo.

Um brinde à Pinot Noir e aos vinhos da Borgonha!

Conteúdo anterior
Próximo conteúdo
Publicidade