Aconteceu sábado (1º), o primeiro leilão virtual pelo WhatsApp promovido pelo Empório Flamejante. Tendo o Dia dos Pais como data comemorativa, empreendedoras e empreendedores de várias cidades da Nova Alta Paulista, dos segmentos de artesanato, manualidades, processamento artesanal de alimentos, música e literatura, disponibilizaram seus produtos e sua arte para comercialização de uma forma inusitada.
O modelo não é propriamente uma novidade, mas despertou curiosidade em mais de uma centena de pessoas, que deram seus lances e, no próximo domingo, presentearão seus pais com produtos locais e regionais, agora com uma nova história para contar.
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O recurso foi apresentado pela consultora Valéria Beltrame, do SEBRAE Bauru, por meio do curso Enfrentar a crise, promovido em parceria com o SICREDI Centro-Oeste Paulista. O grupo de empreendedoras/es ganhou reforço do SEBRAE Presidente Prudente, que passou a proporcionar consultoria contínua em temas sensíveis ao empreendedorismo, tais como formação de preços e marketing. A gestão de todo o processo foi feita por mim, como coordenadora, porém com o apoio decisivo do professor e publicitário Edson Tessaro Jr, de Osvaldo Cruz, e do professor Dercílio Volpi Jr., de Tupã.
Temperos, geleias, bolachinhas de nata, doce de leite, balas de coco, brigadeiros gourmet, banana palha, queijos, café torrado e moído, cachaça artesanal, panos de prato com motivos de peixinhos da bacia do rio Paraná, máscaras faciais, sacolas de algodão cru, livros com temáticas regionais e música expressaram a diversidade cultural e técnica regional. Cores, formas, aromas, sabores, palavras e sons de Pauliceia, Irapuru, Flora Rica, Adamantina, Osvaldo Cruz, Parapuã, Bastos, Tupã e Presidente Prudente deram o tom nessa iniciativa. Por meio dos trabalhos publicados na 1ª Antologia de Contos, Poemas e Crônicas regionais, mais cidades estiveram representadas no evento. A credibilidade das pessoas que participaram do leilão fez com que se conectasse o ciclo da produção, circulação e consumo e o êxito do evento demonstrou que iniciativas criativas, com valores comerciais acessíveis e focadas na promoção dos talentos locais, ganham o gosto popular, pois proporcionam novas experiências, dão originalidade às escolhas e aquecem a economia.
Nossos produtos estarão presentes e nosso leilão dará o que falar em muitos lares de cidades da região e de outras localidades, como Brasília, Campo Grande e São Paulo. Entre Panorama/Pauliceia, Tupã e Presidente Prudente os produtos serão entregues pessoalmente; para as demais localidades seguirão por Sedex.
A estratégia demonstrou vários aspectos interessantes, que merecem atenção. Temos produtos e talentos artísticos incríveis, ainda pouco conhecidos nas redondezas; os pequenos negócios precisam de visibilidade e divulgação; o mercado local e regional, embora pouco explorado, tem potencialidade comercial considerável; os produtos artesanais provocam apelos subjetivos nos potenciais compradores, pois aguçam memórias e proporcionam novas experiências; quem produz deve estar atento às necessidades impostas pelos desafios da atualidade (uma delas é o distanciamento social); a conjuntura econômico-sanitária do momento ensina que o dinheiro continua no mercado, ele apenas mudou de canal; o uso que se faz das novas tecnologias (como o whatsApp, por ex.) imprime o significado que se dá a esses recursos. Demonstrou, principalmente, que a cooperação e o trabalho em rede são sempre formas eficazes de se enfrentar situações desfavoráveis, quaisquer que sejam elas.
PROF.ª IZABEL CASTANHA GIL
ETEC PROF. EUDÉCIO LUIZ VICENTE E UNIFAI