25.7 C
Adamantina
quinta-feira, 4 setembro, 2025

Eleições: 21 servidores da Prefeitura se afastam para disputar pleito deste ano

Pelo menos 51 servidores municipais da microrregião de Adamantina se afastaram do cargo público para disputar as eleições deste ano. O prazo para pedir a desincompatibilização das funções municipais encerrou no sábado (15).

Segundo a legislação, o afastamento deve ocorrer no período de três meses que antecedem a data da eleição – 15 de novembro, novo dia do 1º turno devido a pandemia de Covid-19. Os funcionários efetivos ficarão afastados com remuneração durante o período eleitoral.

- Publicidade -

Em Lucélia 21 servidores da Prefeitura pediram o afastamento. Já em Parapuã são 18 funcionários municipais que disputarão a eleição deste ano. E nas cidades de Adamantina e Rinópolis são seis servidores, cada, nesta condição.

NOVOS PRAZOS

Além da data da votação, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h.

A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração.

Publicidade