23.2 C
Adamantina
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Osvaldo Cruz pode ter três duplas na disputa pela Prefeitura em 2020

Osvaldo Cruz pode ter três duplas de candidatos na disputa deste ano às eleições municipais majoritárias.

Nesta semana o grupo da situação articulou para que o ex-vice-prefeito e hoje vereador, Luiz Antônio Gumiero, o Luizinho (PV), seja pré-candidato a prefeito e o vereador Luis Ricardo Spada Bonfim (PSDB), o Bitinha, como pré-candidato a vice.

- Publicidade -

Anteriormente já haviam anunciado a pré-candidatura a ex-vereadora, Vera Lúcia Alves (PP), a Vera Morena, que deve fazer dupla com o empresário Amilton Albertinazzi (DEM), um estreante na política.

A terceira dupla é formada pelos empresários Marcelo Brumatti (setor de panificação) e Umberto Gatto (Beto Gatto) pelo partido Patriotas.

CENÁRIO
O grupo de Brumatti traz consigo a marca do “Bolsonarismo”. A dupla de candidatos é do partido do vice-presidente, General Mourão, que é o Patriotas.

Já Vera Morena e Amilton Albertinazzi representam a oposição ao prefeito Edmar Mazucato (PSDB), já que Vera foi a adversária de Mazucato nas últimas eleições e tem seu nome mais lembrado pelos eleitores locais.

Chega de última hora, apesar de boa lembrança por ser da classe política desde 2008 o nome de Luizinho Gumiero e também de Bitinha, vereador que apesar de estar no primeiro mandato já foi secretário de Cultura, Esportes e Turismo no governo do ex-prefeito Wilson Pigozzi.

O QUE SERÁ DECISIVO?
Este ano a campanha será inédita, como está sendo 2020. A pandemia vai impactar fortemente as estratégias de cada grupo e a internet ganhará um peso extra. Vai sair na frente quem conseguir utilizar melhor a ferramenta de comunicação, visto que o corpo a corpo já está comprometido pelo contexto da Covid-19.

Pesarão ainda os apoios locais, estaduais e nacionais do cenário político. Até onde receber o apoio do governador João Dória (PSDB) é bom ou não? O presidente Bolsonaro tem prestígio crescente (de acordo com as últimas pesquisas), mas com capital político quase pela metade de quem o elegeu em 2018.

Ainda valerá muito o plano de governo de cada grupo, visto que a campanha municipal é diferente das estaduais e nacionais e onde a figura da pessoa está acima da partidária.

A pré-campanha ainda está bem fria com poucas manifestações nas redes sociais ou mesmo pela cidade. A cabeça do eleitor, certamente, ainda não está nas eleições deste ano.

Vamos aguardar os próximos 30 dias, que serão decisivos.

Publicidade