20.9 C
Adamantina
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Nuvem de fumaça provocada por queimadas no Pantanal chega ao céu de São Paulo

Uma nuvem de fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal avança sobre o estado de São Paulo. A nuvem que foi deslocada por ventos deixa o céu mais escuro e pode provocar fenômenos como ‘chuva escura’.

Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a fumaça vinda da região Centro-Oeste está passando por São Paulo. A fumaça foi carregada da região central do país para a região Sul e Sudeste por ventos que são normais nessa época do ano.

- Publicidade -

“A gente percebe claramente pelas imagens de satélite uma região de alguns milhões de quilômetros quadrados, probabilidade de cinco, seis milhões de quilômetros quadrados, cobrindo toda parte central do Brasil e América do Sul e essa fumaça escoando em direção ao Oceano Atlântico conforme a circulação dos ventos”, explicou Alberto Setzer, coordenador do programa de queimadas do Inpe.

A nuvem de fumaça deixa o céu mais escuro e pode provocar consequências, como a “chuva escura”. O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas até uma área onde existem nuvens de chuva.

“As gotículas de chuva, à medida que elas caem, vão colidindo com as partículas de fumaça e vão arrastando essas partículas. Ela vai grudando e trazendo para o chão essas partículas. Quando acontece com uma intensidade maior, acaba caindo uma chuva escura”, explica o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

No último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul. Também há registros em Santa Catarina. Setzer lembra ainda que São Paulo já registrou o fenômeno em agosto de 2019.

“Tivemos no ano passado um caso que ficou muito em evidência, muito famoso, em 19 de agosto de 2019, quando o céu em São Paulo ficou preto, muito escuro. Naquela ocasião, o que houve foi uma combinação entre a frente que estava entrando em São Paulo e a fumaça das queimadas estava vindo da região amazônica”, disse.

“Quanto mais essas situação de queimadas na Amazônia e Pantanal estiverem acontecendo, mais fumaça vai ser transportada para Sul e Sudeste do país. Essa situação só vai melhorar quando começam as chuvas típicas da estação chuvosa e isso normalmente acontece no mês de outubro”, diz Dolif.

Publicidade