Pode parecer um sacrilégio ou uma profanação falar de vinho em lata, mas se você não sabia, esse mercado começa a despontar no Brasil e já é sucesso nos Estados Unidos há algum tempo.
Pensando em surfar nessa onda, comprei algumas latas no mercado online do Pão de Açúcar, de Sauvignon Blanc, produzido pela tradicional Bodega Santa Rita do Chile, que resolveu inovar e apostar também nesse mercado.
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Confesso que fui surpreendido! O vinho, apesar de leve e descompromissado é gostoso de beber, fresco, aromático, com nuances de pêssego e abacaxi. Claro que vinhos brancos e rosés são mais fáceis de serem aceitos, porque naturalmente são tomados mais refrescados, por isso não sei se a sensação será a mesma com vinho tinto, que ainda não experimentei
Pontos positivo da lata: tem um terço de uma garrafa, portanto, se você não está a fim de abrir a garrafa, porque vai sobrar, pode abrir a lata. É rápido para gelar, fácil de transportar e ideal para consumir na praia, na balada, na piscina e outras ocasiões em que abridores e taças de vidro não são convenientes.
Claro que não se trata de um vinho complexo, super acabado, mas de um vinho para qualquer momento e ocasião, simples e descomplicado.
No Brasil existe uma marca que está apostando nesse mercado. É a Vivant que oferece vinhos tintos, rosés e brancos e que tem como lema o desapego as tradições em troca da busca do prazer que o vinho pode proporcionar, pregando um consumo mais democrático e popular da bebida.
Além da Vivant e da Santa Rita existem outras marcar sendo comercializadas por aqui, como a Barokes, Arya Wines, Let´s Wine, Bliss e Ovnih.
Um dos questionamentos dos amantes de vinho é se o alumínio suporta a bebida e se não altera o gosto do produto. No caso da Vivant eles explicam que suas embalagens contam com a tecnologia da Ball, um revestimento interno que evita o contato do líquido com o metal e preserva suas propriedades.
O vinho Santa Rita, Sauvignon Blanc que comprei no Pão de Açúcar custou R$ 19,99, mas como era uma promoção em que comprando dois produtos, ganha-se o terceiro, cada lata saiu por R$ 13,99, equivalente a R$ 41,97 se fosse uma garrafa de 750ml, um bom custo benefício.