Se a disputa ao Executivo adamantinense é restrita a dois candidatos, não faltam opções para ocupar as nove cadeiras da Câmara Municipal. Adamantina tem 84 candidatos a vereador na eleição deste ano, média 9,33 postulantes por vaga.
A eleição para cargos executivos e legislativos são diferentes. Prefeitos são eleitos majoritariamente, ou seja, ganha aquele que tiver a maior quantidade de votos. Já vereadores são eleitos proporcionalmente ao número de assentos da Câmara. Neste caso, o partido tem mais peso do que o nome do candidato em si, pois são as legendas que recebem todos os votos. O cidadão pode escolher se vota nominalmente em um vereador, pressionando seus cinco números na urna, ou pode votar somente na legenda do partido, marcando apenas os dois primeiros dígitos.
Além disso, cada vaga é determinada pelo quociente eleitoral, que é a divisão dos votos válidos – excluindo brancos e nulos – pelas cadeiras a serem ocupadas na Câmara Municipal.
O resultado é o número mínimo de votos que os partidos precisam ter para ocupar assentos. Partidos que não atingem o quociente ficam de fora da Casa Legislativa, mesmo que um ou mais de seus candidatos tenham recebido um número expressivo de votos. A partir disso, é preciso calcular a quantidade de cadeiras que cada partido ocupará. Esse cálculo é o quociente partidário, que considera quantas vezes o partido ultrapassou o quociente eleitoral. A divisão entre o número de votos válidos e o quociente eleitoral determina a quantidade de vagas a serem ocupadas pela legenda.


PERFIL DOS CANDIDATOS
O IMPACTO traçou o perfil dos 84 candidatos a vereador em Adamantina. São 53 homens e 31 mulheres na disputa deste ano.
COR/RAÇA
BRANCOS – 68 candidatos
Pardos – 13
Pretos – 2
Amarelo – 1
ESTADO CIVIL
CASADOS – 49 candidatos
Solteiros – 20
Divorciados – 12
Viúvos – 3
ESCOLARIDADE
ENSINO MÉDIO COMPLETO – 28 candidatos
ENSINO SUPERIOR COMPLETO – 28 candidatos
Lê e escreve – 9
Ensino Superior Incompleto – 8
Ensino Fundamental Completo – 6
Ensino Médio Incompleto – 3
Ensino Fundamental Incompleto – 2
MÉDIA DE IDADE – 51 ANOS

Candidatos mais novos
Fabiana Caroline da Silva (PSD) – 20 anos
Alcio Ikeda (Podemos) – 27 anos
Mariane Zapparoli (DEM) – 28 anos

Candidatos mais velhos
Toninho Bazzo (PTB) – 75 anos
Dona Zezé (PTB) – 73 anos
Professora Noriko (PV) – 72 anos