Viver em uma sociedade globalizada e extremamente competitiva trouxe no decorrer do último século grandes avanços sociais, tecnológicos e políticos, em contrapartida um aumento significativo na pressão pelo sucesso, aceitação social, busca de determinados padrões de vida entre outros motivos, desencadearam de forma desenfreada sintomas que logo foram compilados em uma doença que se torna cada vez mais comum e debilitante, caracterizada como “um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho”, atualmente 9,3% da população brasileira é acometida de tal transtorno causando, além dos danos inerentes a mesma, consumo cada vez mais desenfreado de medicações ansiolíticas para diminuição da mesma.
Visando a diminuição desse consumo desenfreado de medicações, entre inúmeras outras vantagens, o governo brasileiro implantou desde 2006, a Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares (PNPICS) a qual reconhece a Auriculoterapia como uma de suas práticas. A Auriculoterapia é um método terapêutico milenar da Medicina tradicional Chinesa (MTC), esse método trata disfunções e promove o alivio da dor, do estresse e da ansiedade através de estimulação de pontos do pavilhão auricular com agulhas, esferas, sementes ou magnetos. Os pontos da orelha correspondem a órgãos específicos e funções do corpo que ao serem estimulados agem diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC). As sessões da terapia podem promover diversos benefícios mentais além de não interferirem com tratamentos medicamentosos e não terem contraindicações para o tratamento.
A aplicação da Auriculoterapia para o tratamento e controle dos sintomas da ansiedade tem se mostrado promissores, promovendo alívio de seus sintomas já nas primeiras sessões e trazendo sentimentos de bem estar e harmonia ao paciente. Os pontos utilizados para o tratamento da ansiedade são provenientes da combinação das pranchas chinesa e francesa de pontos de auriculoterapia.
O número de sessões depende do grau de ansiedade em que se encontra o indivíduo, variando de sessões mensais ou quinzenais, podendo ser associado a outros tratamentos alternativos como Barras de Access, Reiki e Massagem relaxante Terapêutica para potencializar os efeitos e prolonga-los.
Agora você encontra esse tratamento bem perto de você, juntos podemos melhorar a sua qualidade de vida e fazer com que você viva mais feliz e em paz, basta fazer uma avaliação e decidir pelo melhor tratamento para você. Evite o consumo excessivo de medicação, realize sessões de terapias holísticas e energéticas.