Os interessados em ser mesário e auxiliar nos trabalhos eleitorais podem se inscrever no Cartório Eleitoral de Adamantina. Além de exercer um papel fundamental para o fortalecimento da democracia, o mesário voluntário também tem direito a diversos benefícios.
Ao IMPACTO, o juiz eleitoral Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato destacou a importância da participação dos eleitores no processo, seja exercendo o voto ou contribuindo com o trabalho.
“A Covid-19 é uma preocupação da Justiça Eleitoral, e todas as medidas foram tomadas para que se estabelecesse um protocolo de segurança para garantir que este ato tão importante, a realização das eleições municipais, possa ocorrer sem riscos aos eleitores e às pessoas que vão trabalhar, concretizando a democracia. A democracia depende da realização de eleições periódicas, o que é complexo. Então se faz necessário que a população colabore, seja como eleitor ativamente, exercendo este direito ao voto, ou como mesário”.
Além de contribuir para com a democracia, existem as seguintes vantagens ao mesário voluntário: dois dias de folga para cada dia trabalhado; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital); entre outros.
“O nosso ordenamento jurídico reconhece a importância do trabalho de mesário que assegura diversas vantagens. Trabalhando, além destas vantagens, ele estará protegido, com acesso ao material de higiene, como álcool 70 para limpeza das superfícies, álcool em gel individual para se protegerem, máscaras de proteção, face shield para as pessoas com contatos com eleitores e garantia de distância mínima de 1 metro entre eleitores e pessoas que irão trabalhar. Dentro destes protocolos rígidos de segurança é possível e necessário realizar estas eleições sem ter o que temer”, destaca o juiz eleitoral
Na área da 157ª Zona Eleitoral, formada por Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis, cerca de 450 pessoas estarão envolvidas no processo eleitoral de 15 de novembro, fora a equipe de apoio dos locais de votação.
SERVIÇO
Para quem deseja contribuir com processo eleitoral basta entrar em contato com o Cartório Eleitoral pelo telefone (18)3522-3470, email: [email protected] ou pessoalmente, na Alameda Fernão Dias, 219 – centro.
POR QUE SER MESÁRIO?
– Exercer a cidadania ativamente;
– Garantir a segurança e o sigilo no momento em que o cidadão vai exercer um de seus principais direitos/deveres: o voto;
– Ajudar a Justiça Eleitoral a concretizar a sua missão: garantir a legitimidade do processo eleitoral.
Além de contribuir para a democracia, existem as seguintes vantagens:
– 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
– 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
– Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;
– Auxílio-alimentação;
– Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);
QUEM PODE SER MESÁRIO?
– Pessoas maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.