Escolas estaduais de quatro cidades da microrregião de Adamantina oferecem opções de cursos técnicos gratuitos do programa Novotec Integrado, modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno.
Nas unidades, que pertencem a Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, estrão disponíveis os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet ou Administração. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade. Ao final dos três anos, os alunos sairão com habilitação técnica em uma área específica.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, afirma que os cursos do Novotec Integrado vão dar acesso à mais estudantes. “As aulas vão ser dentro das escolas estaduais, em um único turno, com o certificado de habilitação técnica, e sem vestibulinho para entrar. Vamos chegar até o final do ano com mais de 100 mil matrículas e hoje já estamos com quase 84 mil jovens estudando na nossa rede de ensino técnico. Essa expansão é a maior da história e vai nos levar a mais de 117 mil alunos cursando ensino técnico integrado.”
O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.
Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.
COMO SE INSCREVER
Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.
Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.
O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.
CURSOS DISPONÍVEIS NA MICRORREGIÃO
Pércio Gomes Gonzales (Flórida Paulista) – Desenvolvimento de Sistemas
José Firpo (Lucélia) – Informática para Internet e Administração
Osvaldo Martins (Osvaldo Cruz) – Administração
Joel Aguiar (Pacaembu) – Desenvolvimento de Sistemas