A 13ª edição do Viagem Literária desembarca na microrregião de Adamantina em novembro. Nos dias 17 e 18 do próximo mês, os poetas Lubi Prates e Jonas Samaúma levam o público para uma viagem pelos caminhos de conhecimento e descoberta.
Este ano, de 9 a 27 de novembro, acontece o módulo Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores, que levará 15 escritores a mais de 60 cidades paulistas, entre elas Adamantina e Parapuã.
Os autores contam como começaram a escrever poemas e falam sobre seus processos criativos, além de discorrerem sobre a importância dos versos na literatura. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.
ADAMANTINA
Em Adamantina a programação acontece em 17 de novembro, na Biblioteca Municipal, em dois horários: 14h30 e às 19h. A participante é a poeta, tradutora, editora, curadora de literatura e doutoranda em psicologia do desenvolvimento humano, na Universidade de São Paulo, Lubi Prates.
“Gosto muito de pensar que poemas são como uma ‘janela’: nos dá acesso à paisagem que está além das paredes, mas sem nos transportar pra lá”, diz.
Ela é autora dos livros Coração na Boca, Triz e Um Corpo Negro (bolsa de criação e publicação de poesia pelo Programa de Ação Cultural), que está em processo de publicação na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e França, além de ter sido finalista do 61º Prêmio Jabuti e do 4º Prêmio Rio de Literatura.
Publicou ainda em plaquetes, antologias e revistas nacionais e internacionais, e é sócia-fundadora da Nosotros, editorial, edita a revista literária Parênteses e dedica-se a ações que combatem a invisibilidade de mulheres e negros.
PARAPUÃ
Já em Parapuã o Viagem Literária desembarga no dia 18 de novembro, também em dois horários: 14h30 acontece a Oficina Literária e, às 19h, bate-papo com o escritor Jonas Samaúma.
“De repente fisgados pela beleza lírica de um único verso, a poesia capta as pessoas para as outras formas de literatura”, comenta o escritor que também é poeta, cordelista e contador de histórias.
Ele possui cinco livros publicados, três infantis e dois independentes, sendo um deles finalista do prêmio Jabuti na categoria de melhor livro infantil digital. Autor de dois cordéis, integra o coletivo Poetas Ambulantes e o Sarau do Binho. Diversos de seus videopoemas já veicularam no Canal Curta! É criador do Portarot e Contarot de Histórias e desde os oito anos ministra oficinas de criação poética em todo país, em bibliotecas, festivais literários e escolas.
A programação acontece na Biblioteca Municipal.