17 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Vale a pena comprar vinhos na Black Friday?

Já esculhambamos com a tal de Black Friday. Agora tem até a pré.

Traduzindo literalmente Black Friday significa “sexta-feira negra” e se trata de um único dia em que acontece uma espetacular liquidação nos Estados Unidos no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças que é comemorado na última quinta-feira de novembro e serve para queimar os estoques que não foram vendidos, pois o costume por lá é trocar presentes nessa data.

- Publicidade -

O costume foi importado pelo Brasil, mas aqui já foi bem descaracterizado: os descontos nem sempre são tão atrativos, não se tem uma data única e o período está ficando cada vez mais extenso (já estou recebendo ofertas há alguns dias e ainda estamos em outubro). Mas vale a pena comprar na Black Friday?

Alguns sites apresentam boas ofertas, sobretudo de produtos que eles pretendem desovar, por isso se você for comprar nesse período fique atento e tome algumas precauções.

A primeira delas é comprar em sites de empresas confiáveis, aquelas que oferecem bons produtos o ano todo. No final da matéria anotei algumas dicas de sites onde costumo comprar e que considero confiáveis, não apenas em relação à segurança da compra, mas também em relação a origem e qualidade dos produtos.

Cuidado com preços muitos baixos. Eu particularmente não confio em ofertas como a de 10 garrafas de vinho importados por apenas R$ 299,90, com o preço médio da garrafa saindo por R$ 29,90, pois considero bem improvável importar com o dólar nas alturas, pagar impostos, obter lucro e ainda assim ofertar produtos de qualidade por esse preço. Prefiro pagar mais caro por produtos nos quais confio. É aquele ditado: esmola demais o santo desconfia.

Outra dica importante é verificar o ano da safra. Vinhos brancos e roses, devem ser tomados jovens (salvo algumas exceções), por isso a recomendação é comprar safras de 3 anos passados, no máximo. Ofertas com safras mais antigas tem tudo para dar errado (o vinho não estará mais no seu auge, perdendo a qualidade), provavelmente é desova de estoque. Fique atento também nos tintos, procure examinar a ficha técnica que geralmente indica em quanto tempo o vinho deve ser consumido para manter sua qualidade. A história de que quando mais velho melhor só funciona para vinhos que foram produzidos com a proposta de envelhecer e a maioria dos tintos não é feito com esse objetivo, mas para serem tomados, em média, em 5 anos.

Tenha ainda o cuidado de pesquisar em sites de outras empresas para verificar se a oferta é compatível e se o preço ofertado é realmente de liquidação.

E atenção para o valor do frete pois a pechincha pode evaporar se o frete for alto.

Finalmente examine preços de lojas físicas perto de você. Na Cocipa de Inúbia Paulista, por exemplo, é comum encontrar preços até mais baixos de que os preços de grandes redes e não é preciso pagar o frete.

Segue uma lista de sites que costumam apresentar boas ofertas:

Mistral: é a maior e melhor importadora do Brasil, todavia trabalha com vinícolas de renome e com vinhos selecionados, razão pela qual os preços nem sempre são muito acessíveis, porém, a qualidade do produto é garantida.  É o meu site preferido para as compras.

Vinci: quer qualidade a preço mais acessível? Vá para a Vinci que é do mesmo grupo da Mistral, porém comercializa vinhos a preços mais interessantes.

Grand Cru: é uma importadora que oferece excelentes rótulos, com deestaque para vinhos italianos, espanhóis, argentinos e chilenos.

Chez France: só trabalha com vinhos franceses, porém a preços mais acessíveis, o que não desvaloriza a qualidade dos produtos oferecidos.

Vineria 9: fiz uma primeira compra recentemente e aprovei. Oferece vinhos nacionais a bons preços, de excelentes vinícolas cujos produtos não são encontrados com facilidade em supermercados. Também tem vinhos importados.

Wine Brasil: oferece nacionais e importados de qualidade a bons preços.

Além dessas indicações também podemos comprar diretamente no site dos produtores, como a Casa Valduga ou a Cave Geisse, uma vinícola que produz unicamente espumantes classificados entre os melhores do Brasil, com bons preços.

Publicidade