Desde o início da pandemia de covid-19 são diversas as histórias de perdas, mas há também de superação. Na área econômica não foi diferente. Enquanto alguns setores lutaram para sobreviver diante das restrições impostas para controlar a propagação do vírus, outros segmentos considerados essenciais trabalharam e fecharam o ano com saldo positivo, como o agronegócio.
Na segunda-feira (21), o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou a análise consolidada trimestral da conjuntura econômica brasileira. O PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário teve crescimento projetado em 2,3% para 2020 e em 1,5% para 2021. O índice da indústria deve apresentar queda de 3,5% no ano que se encerra e alta de 5% em 2021. Há estimativa de queda de 4,7% para o PIB dos serviços neste ano e expansão de 3,8% no ano que vem – impulsionado pela expectativa de imunização em massa da população.
Na microrregião de Adamantina empresas que atuam na área do agro, ou com ligação ao setor, também tiveram um ano de crescimento. Exemplo deste impulso econômico foi a Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina), que aproveitou o momento favorável e registrou aumento de 40% no faturamento, superando a marca de R$ 1 bilhão.
“O agronegócio, mais uma vez, se superou. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da covid-19 e por todas as dificuldades e desafios que vieram junto com ela. No entanto, o que a disseminação do coronavírus nos mostrou foi a importância da produção de alimentos, especialmente em momentos de crise, para atender a população em uma das suas necessidades básicas: se alimentar. E o produtor rural seguiu produzindo e se esforçando para não faltar nada para os consumidores de produtos agrícolas e pecuários do Brasil e do mundo. Prova disso está nos números alcançados pela Camda com um crescimento de 40% no faturamento, alcançando a marca inédita de R$ 1 bilhão”, relata o diretor presidente da Cooperativa, Osvaldo Kunio Matsuda.

A Yes – empresa de biotecnologia em nutrição animal que desenvolve aditivos com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais –, que possui unidades em Lucélia, também teve resultado positivo este ano em comparação com mesmo período do ano passado.
Atuando com produtos essenciais para a fabricação de rações, mantendo a cadeia do fornecimento de alimentos, a Yes teve crescimento nas vendas de 34%.
“Um ambiente repleto de desafios do ‘novo normal’ testou a capacidade inovadora e adaptativa dos nossos gestores. Contrariando as tendências noticiadas no mercado, a Yes contratou dezenas de funcionários, e não teve um único dia de interrupção das atividades durante todo este período. Observando com toda atenção as normas estabelecidas pela OMS [Organização Mundial da Saúde] para garantir segurança aos nossos colaboradores, ao mesmo tempo que minimizamos a possibilidade de propagação do vírus e preservamos os empregos. Ao chegarmos próximos do encerramento deste ano a certeza é de que uma acelerada e impactante mudança chegou para toda a população, e principalmente para as empresas”, pontua diretor de operações Leonnardo Lopes Ferreira.
AGRO – PROPULSOR DA ECONOMIA
O diretor presidente da Camda diz que analisar as perspectivas econômicas em um momento em que o mundo ainda está vivendo a pandemia e seus efeitos é uma tarefa desafiadora e necessária.
“Estamos esperançosos para dar início a mais um ano próspero, com a expectativa para um mercado em crescimento, onde nosso planejamento de faturamento conta com um acréscimo de 14% sob o ano de 2020. Além disso, damos continuidade na expansão de novas filiais (sendo uma, inclusive, já programada para inaugurar em fevereiro próximo na cidade de Tupã e outra em Costa Rica) assim como projetos de construção de silos graneleiros como novos investimentos da Camda. Com otimismo, continuamos prósperos acreditando sempre no agronegócio como a locomotiva que impulsiona o mercado”, disse Osvaldo Matsuda.

PERSPECTIVA PARA 2021
A Yes também tem uma perspectiva positiva para 2021. “Projetamos um ano muito desafiador para controle dos custos operacionais devido à volatilidade do mercado, mas manteremos investimentos em tecnologia, pesquisa e expansão industrial. Os mercados globais em recuperação devem favorecer a exportação, contudo em um cenário de cambio inferior aos melhores períodos de 2020. Nos últimos anos investimos em abertura de mercado em novos países, o que atualmente nos habilita a exportar para mais de 30 países, com vendas além da América Latina, no Egito, na Indonésia, Tailândia, França, Portugal, Taiwan, Angola e Austrália. Já o mercado interno tem grandes desafios de recuperação pela alta dívida interna contraída nas ações de combate à pandemia. Com nossa estratégia vamos buscar um crescimento de 30% frente ao faturamento de 2020”, destaca o diretor de operações da Yes.
Segundo ele, o crescimento da empresa se deve há dois grandes segredos: “o primeiro deles é a ciência por trás dos produtos, que baseados em sua biotecnologia, promovem o equilíbrio orgânico. Os organismos saudáveis possuem melhor conversão alimentar e não necessitam do uso de antibióticos, além obviamente de manter o bem-estar dos animais. O segundo passa pela preocupação com a sustentabilidade, atestada pela Patente Verde que foi conferida ao nosso processo produtivo – somos a única empresa do nosso segmento que obteve esta categoria de patente”.
ESTREITAMENTO DE RELAÇÕES
No mercado cada vez mais competitivo, as empresas também possuem uma visão mais focada nos relacionamentos para ganhar mercado, seja com o próprio colaborador ou com a comunidade em que está inserida.
Em um ano de aprendizado, a Adasebo Patense fortaleceu os vínculos com os parceiros. “Mesmo em períodos de crise como essa, tentamos nos abastecer de energias positivas e muita fé, arregaçar as mangas e lutar para contribuirmos com o nosso papel social para o bem do nosso país. O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todos, e para nós não foi diferente. Neste ano pudemos estreitar e reforçar ainda mais a importância do ótimo relacionamento que temos com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e comunidade adamantinense. Se pudéssemos resumir o ano em uma palavra, seria aprendizado. Em 2020 foi necessário desaprender para aprender e enfrentar os novos desafios”, pontua o gerente geral industrial, Kaique Messias de Menezes.

COLABORAÇÃO NO CONTROLE DA PANDEMIA
Os resultados positivos também refletem no lado social. As empresas tiveram um olhar voltado às novas necessidades impostas pela pandemia, seja no ambiente interno ou na comunidade que faz parte.
A estratégia operacional da Yes é se posicionar no epicentro mundial da plantação de cana de açúcar, principal matéria-prima dos nossos produtos. Desta forma, as fábricas situam-se geralmente no interior, em cidades de pequeno e médio porte, como Lucélia.
“A manutenção e expansão do quadro de funcionários durante a pandemia da covid-19 foi muito importante para as economias locais. Além disso, a empresa fez doações de cestas básicas para comunidades carentes, material de higiene para hospitais e centros de atendimento à população, dentre outras ações”, destaca Leonnardo Lopes Ferreira.
Trabalho similar foi desenvolvido pela Camda. “Realizamos uma mobilização distribuindo mais de 86.400 itens às Santas Casas dos municípios onde possuímos filial. Inicialmente foi realizado um levantamento junto aos hospitais para que apontassem qual a maior necessidade para este momento. Com os itens selecionados, a Camda adquiriu 1.750 litros de álcool em gel 70%, 16.800 fraldas geriátricas, 31.360 rolos de papel higiênico, 1.400 máscaras N95 (PFF2) e 35.000 luvas cirúrgicas de látex. Estes materiais foram separados em kits e os mesmos distribuídos aos órgãos de saúde de mais de 39 cidades onde a Camda atualmente tem uma loja física, atingindo assim os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás”, disse Osvaldo Matsuda.
E, a Adasebo, ressalta a missão da empresa, considerada “muito importante nesse momento de crise”. “Precisamos reciclar os subprodutos de origem animal para que possa haver carnes nos supermercados abastecendo a população. A empresa neste ano de pandemia prezou principalmente pelo nosso bem mais importante, nossos colaboradores. Kits para combate a pandemia foram entregues ao nosso time e 100% dos empregos foram mantidos. Perante à comunidade, apoiamos em diversas iniciativas locais e aquisição de equipamentos e materiais de proteção pelo Grupo Patense, para doação”, finaliza Kaique Messias de Menezes.