A Secretaria de Saúde de Adamantina confirmou o 20º óbito por covid-19 nesta quinta-feira (21), quando iniciou a imunização de profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença. A pasta ainda aguarda os resultados dos exames de duas mortes suspeitas ocorridas nesta semana.
A 20ª vítima fatal é um homem, morador da cidade, que tinha 68 anos e possuía histórico de hipertensão. A confirmação consta no boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (21), que traz a segunda morte suspeita da semana: uma mulher, de 92 anos. O primeiro óbito suspeito é um homem, de 38 anos, ocorrido na quarta-feira (20).
Até ontem, o Município tinha confirmado 984 casos positivos da doença, sendo que 859 já estão livres do vírus. Atualmente são 105 casos ativos na cidade.
SANTA CASA PERMANECE LOTADA
Um panorama comum nos últimos dias, os cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para tratamento da covid-19 na Santa Casa de Adamantina permanecem lotados. São dois pacientes da cidade e três de outros municípios hospitalizados.
Já a ala de enfermaria do hospital conta com nove internados, cinco de Adamantina e quatro de outras cidades.
PREFEITURA ALTERA DECRETO
A Prefeitura alterou o artigo 1º do decreto (nº 6.105/2021) que determinou toque de recolher no Município no período entre 18 de janeiro e 1º de fevereiro. A partir da atualização, anunciada nesta quinta-feira, caso seja constatada aglomeração de pessoas nos espaços públicos, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar deverão promover a dispersão.
CIDADE INICIA VACINAÇÃO
Também, nesta quinta-feira, a enfermeira Daiana Stefani Périco que atua na UTI covid-19 da Santa Casa recebeu a primeira dose da CoronaVac no CIS (Centro Integrado de Saúde).
“A vacina é uma dose de esperança que nasce em nossos corações. Temos que acreditar que vai ser boa, pois já perdemos muitas vidas”, disse a profissional.
Agora, a vacinação segue com os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença, bem como em casas de acolhimento de idosos institucionalizados. Até o fim da tarde de ontem, cerca de 80 doses haviam sido aplicadas.