Uma das mais famosas bandas marciais da região se prepara para voltar suas atividades. A BAMAD (Banda Marcial de Adamantina) está com inscrições abertas para jovens de ambos os sexos acima dos 10 anos de idade.
Os interessados devem procurar a Biblioteca Pública Municipal em qualquer dia da semana ou a sede da banda que fica na Escola Municipal de Artes (localizada na avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 374), às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã.
Sob o comando do maestro Valter Negrini, a BAMAD é uma das bandas mais atuantes na região com cerca de 30 apresentações durante o ano, sempre inovando com um repertório variado do clássico ao popular. Entre as apresentações estão desfiles de comemorativos, formaturas, concertos, abertura de eventos esportivos, recepção de autoridades e outros.
Com suas atividades paralisadas por quase um ano por conta da pandemia, a BAMAD conta com cerca de 60 integrantes no grupo principal e atende cerca de 70 crianças e adolescentes na escola de formação.
São vagas para instrumentos de sopro (trompete, trombone, tuba, bombardino) e percussão (bateria, caixa, bumbo, xilofone, etc.). Na área de dança podem se inscrever para corpo coreográfico, comissão de frente e balizas.
Para participar não é necessário ter instrumento e nem conhecimento em música ou dança. A participação é gratuita, incluindo material, instrumentos e uniformes.
ORQUESTRA DE VIOLA
A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina anuncia a abertura de vagas para aulas gratuitas de viola caipira e Orquestra Adamantinense de Viola Caipira. As aulas para iniciantes acontecem toda segunda-feira às 17h, 18h e 19h.
O projeto disponibiliza aos alunos todo o material necessário, incluindo o instrumento. O ensaio geral da Orquestra Adamantinense de Viola Caipira é realizado toda segunda-feira às 20h na Escola Municipal de Artes.
Na orquestra não há um limite de membros, mas é fundamental que os interessados tenham domínio do instrumento proposto. A participação é gratuita e os interessados devem efetivar sua inscrição durante os horários de aulas e ensaios ou na Biblioteca Pública Municipal.
Atualmente, a orquestra conta com 40 integrantes que apresentam grandes clássicos da música sertaneja de raiz com formação variada. A base é composta por viola caipira, porém ela conta com violões, contrabaixo, percussão e está aberta a qualquer tipo de instrumento.
Para saber mais os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina pelo telefone (18) 3522-2243 ou diretamente com o maestro pelo número (18) 99707-2802.
A VOLTA
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei, a Cultura terá grande importância no pós-pandemia. “Precisaremos voltar a dar alegria às nossas crianças, jovens e adultos. O convívio e a prática de alguma atividade cultural serão demasiadamente importantes nesse processo”.