20 C
Adamantina
domingo, 16 março, 2025

Lucélia registra novo óbito por covid-19

A Prefeitura de Lucélia confirmou, no fim da manhã desta segunda-feira (11), a oitava morte por covid-19. A vítima fatal é um homem, de 76 anos, que também possuía comorbidades. O óbito foi registrado no fim de semana.

De acordo com a prefeita Tati Guilhermino, a cidade possui no momento 10 casos ativos da doença que estão sendo monitorados, via telefone, pela Secretaria de Saúde. Ainda, segundo a gestora, há dois munícipes de Lucélia internados devido ao novo coronavírus: uma mulher, de 79 anos, está hospitalizada na própria cidade e um homem, de 36 anos, está internado em Presidente Prudente. Um terceiro paciente, de 54 anos, recebeu alta hospitalar nesta segunda.

- Publicidade -

Tati Guilhermino informou também que há 34 suspeitos, que aguardam os resultados dos exames.

As informações foram prestadas durante transmissão ao vivo pelo Facebook. Na ‘live’, a prefeita alertou para o crescimento no número de suspeitos na última semana e pediu a colaboração dos lucelienses nas ações de combate à doença, como evitar as aglomerações e utilização obrigatória de máscara.

Também participaram da transmissão o vice-prefeito Marcos Lima, Érica Regina Ferreira Bernardinelli (Secretária de Administração), que esclareceu pontos do novo decreto municipal que segue as determinações do Governo do Estado para fase laranja, e Márcia Regina Vudovix (Secretária de Saúde e Saneamento), que explicou as ações municipais para o controle da doença.

A gestora da Saúde solicitou a população que ao realizar exames em laboratórios particulares informe os resultados dos testes à Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (18) 3551-9030. Segundo ela, a informação é necessária para o correto panorama da covid-19 da cidade, base para as ações municipais de tratamento e controle do novo coronavírus.

Atualmente o paciente com suspeita da doença, que busca atendimento público, se dirige até o Centro de Saúde, onde é acolhido por profissionais que atuam na linha de frente para o controle da doença. É realizada uma triagem, verificado os sintomas e, em seguida, encaminhado o munícipe ao Pronto Socorro da Santa Casa local, quando é feita a avaliação médica.

Havendo a necessidade é solicitado o Swab (teste), que é agendado e realizado no Centro de Saúde. A pessoa que está com suspeita, que possui o pedido médico para realização do exame, deve solicitar a um membro da família para fazer o agendamento ou, preferencialmente, realiza-lo por telefone para que se evite a circulação.

De acordo com a prefeita, as equipes médicas do Centro de Saúde e do Pronto Socorro estão trabalhando para reorganização do fluxo de atendimento.

Live completa no link: https://fb.watch/2YeSVwNOw8/

Publicidade