Teve início nesta semana a campanha de intensificação de combate à dengue em Lucélia, uma parceria do Setor de Controle de Vetores e Zoonoses com os Agentes Comunitários de Saúde.
A ação conta com visita casa a casa para o recolhimento de materiais inservíveis, que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Há participação direta de 35 agentes.
Os trabalhos tiveram início, na segunda-feira (25), no alto da Vila Rennó e se estenderá por toda cidade, realizando uma grande varredura em todos os imóveis e terrenos do Município, eliminando o maior número possível de criadores.
A participação de toda a população é fundamental para combater a dengue.
“Devemos identificar os potenciais criadouros em nossas casas e eliminá-los, realizando vistorias diárias e recolhendo sempre materiais e inservíveis que possam servir de criadouros, evitando assim o acúmulo de água”, ressaltou a secretária de Saúde, Márcia Regina Vudovix.
NEBULIZAÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde também começou, nesta quinta-feira (28), o serviço de nebulização contra a dengue.
A ação ocorreu no período da manhã no bairro Parque das Palmeiras. O inseticida utilizado na nebulização é específico para eliminar mosquitos em fase adulta, porém, não é eficaz para eliminar a fase aquática (ovo, larva, pupa).
“É fundamental que sejam redobrados os cuidados para eliminar os criadouros de dengue para obtermos resultados eficazes, devemos pelo menos uma vez por semana, vistoriar suas residências e eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar focos do mosquito”, orientou o supervisor do Setor de Controle de Vetores, Thiago de Lima Tavares.