Em decreto publicado no sábado (16), o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM), determinou toque de recolher das 22h às 5h. A medida, que entra em vigor nesta segunda-feira (18), visa diminuir a circulação de pessoas e evitar aglomerações. Com isso, tentar conter o avanço do coronavírus na cidade.
Em razão do toque de recolher, está proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas, ruas e comércios. O confinamento domiciliar em todo território do município de Adamantina é das 22h às 5h do dia seguinte.
Ainda, segundo o documento municipal, a medida não se aplica a postos de combustíveis, farmácias e atendimentos de saúde, que podem funcionar em horário regular, bem como aos serviços de delivery, segurança e ações destinadas ao enfrentamento da covid-19.
“Sendo assim, ficando terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência”, informa a Administração Municipal.
FASE VERMELHA
Além do toque de recolher, a Prefeitura seguiu a determinação do Governo do Estado e publicou novo decreto com medidas mais restritivas para as atividades não essenciais. Nesta nova regulamentação, da fase vermelha do Plano São Paulo, os serviços considerados essenciais também são afetados com limite no horário de funcionamento.
Segundo a gestão municipal, os supermercados e afins, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e padarias funcionam das 6h às 20h. Lojas de conveniência devem funcionar apenas neste horário, exclusivamente para venda de mercadorias e sem aglomeração. Outros segmentos afetados pela medida são: lojas de abastecimento de produtos da construção civil, lojas de abastecimento de produtos agropecuário, pet shops, distribuidores de gás e água mineral e outros que vierem a ser definidos, caso necessário.
Os estabelecimentos deverão ainda atender em horário preferencial, das 8h às 10h, idosos e pessoas do grupo de risco.
O decreto municipal estabelece ainda que farmácias, postos de combustíveis, serviços postais, bancos, agências de crédito, financeiras e casas lotéricas estão autorizados a funcionar em horário regular, mas devem seguir todas as medidas de prevenção a covid-19.
Os demais setores o atendimento presencial está proibido. Só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.