18.6 C
Adamantina
sábado, 22 março, 2025

“A população cobra providências, e tem toda razão, pois queremos uma cidade bonita e estamos trabalhando para isso”, ressalta novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente

O novo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina, Thiago Ribeiro Benetão assumiu o desafio em janeiro de melhorar as condições das áreas verdes da cidade.

Sem manutenção adequada, o mato toma conta de praças e canteiros centrais das avenidas, mas, segundo o novo gestor da SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), um projeto de revitalização pretende melhorar os espaços públicos para torná-los “agradáveis para um passeio em família”.

- Publicidade -

Confira a entrevista ao IMPACTO:

IMPACTO: Quais as primeiras ações que pretende implantar na SAAMA? Quais as principais dificuldades neste início de gestão? Hoje, uma das principais reclamações é a falta de manutenção dos espaços públicos, como praças e canteiros, como resolver o problema?

Thiago Benetão: A primeira ação adotada nesse início de gestão foi atacar as áreas comprometidas pelo mato alto, que nessa época do ano cresce muito rápido devido à grande quantidade de chuva.

A dificuldade encontrada para sanar o problema é o número reduzido de funcionários para a execução do serviço. A população cobra providências, e tem toda razão, pois todos nós queremos uma cidade bonita e estamos trabalhando para isso.

Uma alternativa encontrada para conter o mato nesse período das chuvas foi terceirizar o serviço para a roçagem das áreas verdes do Município.

IMPACTO: Uma das metas da Administração Márcio Cardim é a revitalização destas áreas verdes. O que contempla o projeto? Como está o andamento?

Thiago Benetão: Outra ação em desenvolvimento é a revitalização das praças da cidade. O projeto contempla reforma, iluminação, arborização, plantio de flores, deixando, assim, a praça um lugar agradável para um passeio em família.

As flores estão sendo produzidas no viveiro de mudas municipal, o que gerou uma enorme economia para a cidade. O próximo passo será a revitalização da fonte da praça Élio Micheloni.

O trabalho está sendo executado em equipe, pela SAAMA, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Obras.

IMPACTO: Adamantina recebeu nos últimos anos o selo de Município VerdeAzul. Como incrementar as ações voltadas ao meio ambiente?

Thiago Benetão: O Programa VerdeAzul teve início em 2007. Desde então, Adamantina ficou fora do ranking apenas em 2016.  Ao longo dos anos, muitas ações foram executadas, tanto pontuais como contínuas, e o intuito da gestão é aprimorar o que vem sendo executado, pois o VerdeAzul não é feito apenas de ações pontuais.

O VerdeAzul é um processo contínuo, permanente, de informação e aprendizagem que é executado através de programas ambientais. As ações pontuais são aquelas realizadas em um único dia. Exemplo: no Dia da Água realiza-se uma ação em comemoração à data.

“Ações contínuas” são executadas por meio de programas ambientais que já estão implantados no município que são: “Água e óleo não se misturam” (troca 4 litros de óleo usado por 1 litro novo); coleta de lixo eletrônico; coleta de lâmpadas; Patrulha Agrícola; Adamantina + Verde (abertura do espaço árvore e plantio de mudas); doação de mudas do viveiro municipal; destinação adequada ao lixo hospitalar; coleta seletiva e programa Euroclima+ (doação de composto).

Dentre inúmeras outras atividades que o Programa propõe, o objetivo para cada ciclo é ampliar e adequar as ações conforme a situação. Ressalta-se que para obter o selo Verde Azul, é necessário atingir pontuação mínima de 80 pontos. Em 2020, a pontuação de Adamantina foi de 89,42 o que colocou a cidade em 32º ranking.

Publicidade