14.7 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Com oftalmologia de excelência para toda a região, CEVAP oferece cirurgia de catarata

Como em humanos, cuidar dos olhos dos animais é de extrema importância, já que a visão é essencial para qualidade de vida. E, um dos principais problemas oftalmológicos que acometem qualquer espécie é a catarata, processo degenerativo que culmina na perda de transparência da lente intraocular.

Atento a necessidade de cuidar da saúde ocular dos animais, que requer atenção cotidiana, o médico veterinário Gustavo Junqueira Machado se especializou em oftalmologia veterinária na cidade de São Paulo. Com o conhecimento, o profissional proporciona à região o correto diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a visão.

- Publicidade -

“Qualquer animal que tenha olhos, uma estrutura ocular semelhante ao ser humano, poderá desenvolver a patologia. A catarata é a opacificação do cristalino, que é uma lente biconvexa que tem na estrutura interna dos olhos. As células do cristalino perdem seu paralelismo, começando a opacificar”, esclarece o especialista.

Segundo o médico veterinário, os tutores percebem geralmente problema no olho do animal quando começa a ficar esbranquiçado (manchas oculares). Porém, Dr. Gustavo Junqueira Machado ressalta que a identificação correta é apenas com profissional especialista.

“O diagnóstico é realizado com exames de oftalmoscopia direta e/ou fundoscopia, que determinarão se o animal está enxergando bem. Em geral, quando o tutor percebe a patologia já está avançada no animal e, muitas vezes, não possui condições de passar pelo procedimento cirúrgico”, alerta.

Como ressaltado pelo médico veterinário, qualquer espécie pode desenvolver a catarata, desde animais domésticos, como cachorros, gatos, aves, equinos e bovinos, até silvestres.

Para um diagnóstico eficaz, além do conhecimento, o Dr. Gustavo Junqueira Machado investiu em tecnologia, trazendo para Adamantina exames e equipamentos modernos: tonometria, utilizado para aferição da pressão intraocular; fundoscopia; avaliações de câmara posterior e interior de olho; ultrassonografia ocular; e outros.

“É também muito comum problema de anexos oculares, como tumor de pálpebra, inflamação de glândulas oculares e lacrimais, doenças de córnea, opacificação de córnea, existem diversas patologias e pontos de abordagem na oftalmologia. Realizamos até mesmo transplante de córnea”, destaca.

O tratamento oftalmológico é um dos inúmeros serviços oferecidos pelo CEVAP (Centro Veterinário da Alta Paulista), que há mais de duas décadas prima por proporcionar qualidade de vida para os animais.

“Há 23 anos investimos em equipamentos, e na área de oftalmologia não é diferente. Passei por uma curva de aprendizado de quatro anos de especialização em oftalmologia, e alinhamos o conhecimento a todo investimento em equipamentos, trazendo um tratamento mais eficaz para à região”, finaliza Dr. Gustavo Junqueira Machado.

SERVIÇO

O CEVAP fica na avenida da Saudade, 1022, no Parque dos Pioneiros, em Adamantina. Telefone: (18) 99722-6477.

Publicidade