23.2 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Para coibir aglomerações, Estado reforça fiscalização nesta sexta; restrição de circulação vale a partir das 23h

O Governo de São Paulo determinou restrição de circulação das 23h às 5h em todos os municípios paulistas. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26) e vale até 14 de março.

O objetivo é diminuir a propagação do coronavírus. Sem a ação, o Centro de Contingência estima que em 22 dias o estado de São Paulo teria um esgotamento de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes de covid-19.

- Publicidade -

O cumprimento da restrição de circulação deve ser fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

“A restrição estabelecida é fundamentalmente para evitar eventos e situações onde pessoas participam de aglomerações desnecessárias, multiplicam a contaminação e ampliam a possibilidade de óbitos”, declarou o governador João Doria. “Hoje, nós estamos pagando um preço caro. Vidas se perderam e estão sendo perdidas em função de aglomerações”, acrescentou.

Até quarta-feira (25), dia do anúncio do toque de restrições, havia 6.657 pacientes internados em leitos intensivos, recorde negativo desde o início da pandemia.

O QUE MUDA

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Na prática, o Governo do Estado vai endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

Embora o governo estadual tenha defendido que a nova medida será eficaz para coibir aglomerações em bares e festas clandestinas, que costumam ocorrer no período noturno, a restrição de circulação tem pouco efeito prático porque as regras do Plano São Paulo já impedem o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h, dependendo da região.

Na fase laranja, na qual está inserido o DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde), há obrigatoriedade de fechamento de todos os setores não essenciais às 20h, incluindo a venda de bebidas.

PRINCIPAIS PONTOS DA NOVA MEDIDA

:: Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.

:: Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano São Paulo e devem fechar às 20h, na fase laranja.

:: Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.

:: Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.

:: Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

Com informações do G1

Publicidade