Uma reunião na manhã desta sexta-feira (9), definirá os rumos dos municípios paulistas em relação as restrições para controlar a disseminação da covid-19. Veículos de impressa nacional pontuam uma sinalização do Governo João Doria em estender a fase emergencial por mais um período, mas o anúncio oficial sairá apenas às 12h45, na coletiva de imprensa sobre a situação epidemiológica no Estado.
Nesta quinta-feira (8), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) afirmou que não há uma expectativa concreta de reaberturas no Estado. Isso, porque, segundo ele, há uma previsão de que os recordes no número de mortes causadas pelo coronavírus no país ainda devem aumentar.
“Com muita responsabilidade, o governo de São Paulo tem agido com relação à pandemia e continuamos assim. Nós ainda temos algumas semanas pela frente de muita dificuldade”, disse o vice-governador, em entrevista à GloboNews. “O Brasil ainda baterá novos recordes de mortes nos próximos dias, as mortes sempre refletem praticamente 25 dias atrás, então ainda teremos crescimento de mortes no Brasil”, continuou.
Por outro lado, alguns secretários e assessores próximos do governador João Doria (PSDB) estão preocupados com “um Estado fechado” desde o dia 6 de março, quando foi decretada a fase vermelha (que evoluiu para a atual). Mais 15 dias de comércio fechado e se chegaria quase às vésperas do Dia das Mães, data de recorde de vendas.
Há ainda a preocupação sobre a mensagem que a saída da fase emergencial pode passar à população. Por mais que não existam tantas mudanças práticas na fase vermelha, o recado pode ser entendido como “já podemos relaxar”
“A gente já sabe que não temos uma expectativa concreta de uma abertura, um liberou geral, a partir da semana que vem. Nós podemos até avaliar setores ou segmentos que podem voltar a funcionar de maneira escalonada no estado, mas a epidemia ainda está em alta”, explicou Rodrigo Garcia.
ANÚNCIO SOBRE PLANO SP
Governo de São Paulo apresenta, nesta sexta-feira (9), às 12h45, no Palácio dos Bandeirantes, informações sobre o combate ao coronavírus. Acompanhe no YouTube: http://www.youtube.com/governosp