O Controle de Vetores e Zoonoses realiza cerca de 1.100 visitas semanais a imóveis e pontos estratégicos de Lucélia. O intuito dessas visitas é realizar um controle de vetores, combatendo principalmente o mosquito Aedes aegypti que, entre outras doenças, causa a dengue.
O Departamento lembra que “em meio à pandemia que enfrentamos, não podemos descuidar das medidas simples que fazem a diferença no combate desses vetores, cuidados diários que devemos ter em casa e no trabalho, realizar sempre vistoria para eliminar qualquer local que possa servir de acumulo de água parada, servindo de criadouro do mosquito”.
Além dos trabalhos diários, os profissionais realizam também atendimentos a ocorrências com escorpiões, cachorros e várias outras espécies de animais, aplicação de bioinseticida e nebulização.
O supervisor de equipe do Controle de Vetores, Thiago de Lima Tavares, ressalta que “o trabalho realizado pelo setor é muito importante, pois ajuda a melhorar a saúde da população de Lucélia, à medida que esses imóveis são visitados são repassadas informações, orientações, conceitos de educação em saúde, sempre buscando combater o surgimento de vetores em nosso município”. “Para obter sucesso nestas ações a participação efetiva de toda população é de extrema importância, com ajuda de todos é possível ter ótimos”, ressalta Tavares.