13.1 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Área verde abandonada se torna trilha para prática esportiva em Adamantina

Uma área verde abandonada vem ganhando cara nova com a mobilização da comunidade, mais especificamente de um grupo de amantes do Mountain Bike. Sem local apropriado para prática da modalidade, eles se uniram e iniciaram revitalização da praça do São José, um bairro novo de Adamantina.

O ciclismo, e suas derivações, vem ganhando cada vez mais adeptos na cidade, principalmente durante a pandemia. Pelas vias é visível observar o aumento de praticantes. Na verdade, não precisa sair de casa para perceber a onda do pedal nesse período, já que as redes sociais estão cheias de cliques dos passeios ou de paisagens das ruas e estradas utilizadas como rotas pelos ciclistas.

- Publicidade -

Porém, os praticantes da modalidade XCO (MTB de trilha) almejavam um local apropriado para os treinos. Foi quando o Escrevente Técnico Judiciário Moisés Elias Pereira de Souza, de 40 anos, mobilizou o grupo de ciclismo ‘Amigos do Pedal’ para construção de uma trilha em área próxima de sua casa em que se observava a beleza, mas também o abandono.

“Então, eu, minha esposa Márcia e o amigo Márcio resolvemos iniciar a construção da trilha, que nada mais foi do que rastelar a área e com o uso de ferramentas (enxada, rastelo e outras) deixá-la com algumas dificuldades que a modalidade exige, tipo curvas e obstáculos naturais já existentes no terreno”, explica Souza, que pratica o ciclismo há quatro anos.

Márcio, Moisés e Márcia constroem trilha de Mountain Bike em área verde do bairro São José em Adamantina | Foto: Gustavo Castellon/IMPACTO

A intervenção buscou não degradar a área, sem cortes de árvores ou erosões.

“O que mais me inspira no ciclismo é a possibilidade de superarmos nossos limites e a liberdade que a bike oferece, além, é claro, da facilidade de construir novas amizades. Acho que se a população engajasse mais em projetos como esse, poderíamos utilizar melhor as áreas verdes que estão sem uso em nosso Município, possibilitando que, em muitos bairros, tivéssemos locais para prática esportiva e lazer em geral, como por exemplo, parquinhos para as crianças, sem que precisássemos nos dirigir a grandes espaços da cidade”, ressalta.

O local é aberto ao público em geral, inclusive tem sido usado para a prática de caminhadas pela população. Também tem servido para as crianças praticarem o ciclismo, tendo em vista a leve dificuldade da pista.

“As pessoas quando chegam no local ficam impressionadas, principalmente, com a natureza existente na área, apesar de ainda precisar de limpeza, a qual já foi solicitada à Prefeitura através da vereadora Noriko Saito”, comenta Souza. “O agradecimento vai a todos os que estão ajudando a manter a trilha e para aqueles que tem utilizado o local para o fim a que foi criada”.

Publicidade