13.1 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Médica adamantinense é nomeada pelo Governo Federal para comandar secretaria de enfrentamento da covid-19

A médica infectologista Luana Araújo foi anunciada, nesta quarta-feira (12), como a titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, criada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para centralizar as ações de combate à pandemia. A adamantinense é formada pela UFRJ (Universidade do Rio de Janeiro) e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em sua posse, a médica disse ter atuado na linha de frente do combate à doença, ressaltando a sua vocação para “trabalhar com preparo e resposta dos sistemas de saúde ao redor do mundo em relação a pandemias”. Ela também se solidarizou com as vítimas e familiares da covid-19 e prometeu trabalhar com evidências científicas.

- Publicidade -

“Essa é minha vocação natural, ministro, e fico muito feliz que se alinhe aos objetivos traçados para essa secretaria: trabalho duro, pautado na tecnicidade, nas evidências científicas, buscando sempre soluções eficientes e adaptadas a nossas vulnerabilidades socioeconômicas, de modo a oferecer o que há de mais atualizado e adequado à nossa realidade”, destacou a adamantinense.

O Ministro da Saúde enfatizou que, ao escolher Luana Araújo, seguiu orientação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de ter quadros qualificados na pasta. E também ressaltou o fato de a nova secretária ser mulher, afirmando que elas são “sinônimo de eficiência no enfrentamento à pandemia da Covid-19”.

ORIGEM

A vocação para a saúde está na origem de Luana, que é filha do médico ortopedista José Carlos Araújo e também da professora Zélia Araújo, proprietária da escola infantil Pinguinho de Gente, que funcionava em frente ao Parquinho do Foguete, em Adamantina.

Com informações do jornal O Globo

Publicidade