Morreu na tarde desta terça-feira (1º), o médico cardiologista Joamyr Castro aos 86 anos. Com uma trajetória dedicada a família e as ações sociais e humanitárias, o adamantinense de coração deixa um legado marcado pela generosidade.
Joamyr Castro também tem seu nome ligado ao Rotary Club, entidade que dedicou parte de sua vida. Além de ser uns dos pioneiros do clube de serviço em Adamantina, sendo presidente entre os anos de 1966 e 1967, ele foi governador do Distrito 4510 no Ano Rotário 2010/11.

Outra marca do médico foi o trabalho voltado a prevenção da SAF (Síndrome do Alcoolismo Fetal). Em abril, Joamyr Castro participou da instalação de placa no CIS (Centro Integrado de Saúde) que alerta as gestantes sobre os perigos da doença.
“O Alcoolismo Fetal é a maior causa de retardo mental no recém-nascido. Não tem cura, por isso temos que fazer a prevenção. O Brasil é o primeiro produtor mundial de destilados e o terceiro de cerveja. E a nossa gestante desconhece o prejuízo que o álcool causa ao feto”, explicou na época, ao IMPACTO.
Em março, o médico foi empossado como Membro da Academia Brasileira Rotária de Letras pelos elevados serviços prestados à causa rotária – mais um reconhecimento, entre inúmeros, recebidos por Joamyr Castro devido sua dedicação ao Rotary e ao próximo, como em 2010, quando recebeu o título de Cidadão Adamantinense.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
A cerimônia de despedida ocorrerá no Memorial Flor de Lotus a partir das 11h desta quarta-feira (2). Já o sepultamento será às 15h, no Cemitério de Adamantina.
A Funerária Flor de Lotus informa ainda que, por medida de segurança e saúde pública, haverá restrição no número de pessoas no local, sendo reservado apenas aos familiares e pessoas próximas.
