A Santa Casa de Adamantina iniciou, nesta segunda-feira (14), a ampliação do Pronto Socorro, local que atende casos de urgência e emergência de pacientes com risco eminente de vida.
O início das obras ocorreu com benção conduzida pelo padre José Afonso Maniscalco. Estiveram presentes a vice-prefeita Dinha Santos Gil, presidente da Câmara Paulo Cervelheira, reitor da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, e representantes da construtora e da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
“A ampliação e regularização do espaço, conforme as normas técnicas vigentes, vão proporcionar melhor eficiência e qualidade no atendimento aos usuários. Isso só foi possível graças às parcerias que se desenharam ao longo desses anos entre a Santa Casa, Prefeitura, Câmara Municipal, UniFAI e a comunidade, cada um à sua maneira não mediu esforços para que este projeto saísse do papel e se concretizasse”, destaca o administrador do hospital, Frei Mateus Alves.
Referência para cerca de 150 mil habitantes da regional de saúde de Adamantina, o Pronto Socorro realiza aproximadamente 4.500 atendimentos ao mês.
“Queremos transformar este local em um Santuário de Amor. Como nos foi dito na oração da benção do local: ‘’Os enfermos não só completam o que falta aos sofrimentos de Cristo em favor de seu corpo, que é a Igreja, mas representam de modo singular a pessoa do próprio Cristo, que disse estar presente nos que sofrem””, ressalta Frei Mateus.
O local passará dos atuais 451,26m² de área construída para 1.152m² – ampliação de 547m², sendo ocupado por seis consultórios, salas de medicação, de coleta de exames, de inalação e de assistência social, recepção, triagem e banheiros. A obra está orçada em R$ 1.335.000,00, valor disponibilizado pela UniFAI.
“A reforma do Pronto Socorro de Adamantina faz parte de um pacote de investimentos que a UniFAI, juntamente com a Prefeitura e Santa Casa, realiza para a melhoria da saúde no Município e da região, visando, principalmente, abrir novos campos de estágios práticos para os nossos alunos, como os do curso de Medicina. Dessa forma, além de ganharmos mais complexidade dos atendimentos na nossa saúde, aumentará ainda mais a intensificação do aprendizado dos estudantes”, destaca o prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva.
Com informações da Santa Casa de Adamantina

Benção conduzida pelo padre José Afonso Maniscalco marca início das obras do Pronto Socorro de Adamantina | Foto: Divulgação/Santa Casa de Adamantina