20.9 C
Adamantina
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Museu Virtual Latitude 21: construção coletiva para uma proposta inovadora

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 1 de julho, um encontro virtual instigante: secretários e diretores de Cultura e de Educação de várias cidades da Nova Alta Paulista se reuniram com Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu da Imigração (de São Paulo) e do Museu do Café (de Santos), para as primeiras tratativas de uma promissora parceria entre os referidos museus e as prefeituras municipais.

O encontro foi mediado pela professora Izabel Castanha Gil e pelo professor Victor Hugo Silva Souza, coordenadores do Projeto Nossa Gente. O encontro contou também com a presença da professora Simone Leite Andrade, coordenadora pedagógica da UniFAI, e de Izabel Cristina Sanchez Castagna Zulato, representante da comunidade regional junto ao Projeto Nossa Gente.

- Publicidade -

Nascido em 2020, nos cursos de História e Geografia da UniFAI, o Projeto Nossa Gente é desenvolvido por universitários, professores ex-alunos dessa instituição e por membros da comunidade de algumas cidades da Nova Alta Paulista. Tem por objetivo a identificação das primeiras pessoas assentadas nos livros de registro civil mais antigos de cada uma delas, pois é com essas pessoas que se inaugura o gentílico do lugar: luceliense, tupãense, adamantinense, tupiense e todos os demais, uma vez que seus pais e mães vieram de outras localidades. Pretende-se, com esse reconhecimento, elaborar um livro regional inédito, contendo os depoimentos e fotografias daqueles ainda presentes nessas cidades.

Quantas informações seminais essas pessoas podem nos proporcionar: narrativas sobre a caracterização paisagística, técnica, cultural, econômica, religiosa e outras, que marcaram a nossa história. Muitas delas ainda guardam objetos, documentos e fotografias dos primeiros tempos de nossas cidades. Nesse esforço coletivo, poderemos, com as devidas autorizações, disponibilizar essas preciosidades para seus contemporâneos, que também vivenciaram essas mesmas experiências, e para as novas gerações, para que conheçam a sua gênese regional.

Esses pedaços da nossa história estão dispersos e muitas vezes são pouco valorizados, até mesmo por quem se constitui como elo entre o passado e o tempo presente. O Projeto Nossa Gente, com a participação dos departamentos de Cultura e ou de Educação, propõe-se a identificar essas pessoas e seus legados, contando com a valiosa contribuição metodológica do Museu da Imigração e do Museu do Café.  A tecnologia da informação pode tornar-se um bom recurso para abrigar, virtualmente, essas informações por meio de arquivos históricos criados por cada cidade, em diferentes formatos: galerias de imagens devidamente legendadas, documentos catalogados, vídeos com depoimentos de várias naturezas, gamificação de temáticas regionais, entre outras possibilidades.

É nesse contexto que já começa a tomar forma que surge a ideia da criação do Museu Virtual Regional Latitude 21. O nome deriva do fato de que vinte e nove das trinta cidades da Nova Alta Paulista localizam-se na latitude 21º Sul, uma linha paralela que circunda o planeta Terra.

Os representantes municipais discutirão com os seus prefeitos a viabilidade desse trabalho conjunto e, no próximo dia 16 de julho, ocorrerá o segundo encontro para a definição dos próximos passos. Estamos bastante confiantes, uma vez que o projeto provoca alto impacto sociocultural e baixo impacto financeiro, demonstrando ser possível a sua realização.

Prof.ª Izabel Castanha Gil

ETEC Prof. Eudécio L. Vicente e UniFAI

Agente de inovação pela INOVA CPS

Publicidade