Osvaldo Cruz foi uma das cidades mais afetadas pela tempestade de areia, que atingiu o Oeste paulista na tarde desta sexta-feira (1º). Com isso, a Prefeitura decretou situação de emergência por 30 dias.
Conforme a gestão municipal, a região mais afetada foi a da Vila Cavaru, embora haja informações de destelhamentos por toda a cidade. Prédios públicos também foram prejudicados, resultando na suspensão das aulas na rede municipal por três dias na próxima semana.
DECRETO DE EMERGÊNCIA
O documento pontua que “o município de Osvaldo Cruz, tanto nas zonas urbana como rural, foi duramente castigado por fortíssimo vendaval em situação de anormalidade, culminando com a falta de energia elétrica e abastecimento de água, sem previsão de restabelecimento”.
O decreto cita ainda que este “terrível evento deixou a população muito assustada e apreensiva, causou grandes prejuízos com o destelhamento de prédios públicos e residenciais, destruição de paredes, muros e árvores, principalmente nas localidades de maior vulnerabilidade social, provocando toda sorte de transtornos, mormente às famílias mais carentes da população”.
O fenômeno da natureza mobilizou a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o poder público, bem como a população de um modo geral, que prestaram os serviços necessários e emergenciais, na tentativa de minimizar os prejuízos causados àquelas famílias que perderam móveis, utensílios e bens de primeira necessidade.
VEJA ABAIXO OS LOCAIS DE AJUDA À POPULAÇÃO:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Avenida Presidente Kennedy, 374, Centro
Telefone: (18) 3529-2127
Secretaria Municipal de Assistência Social
Rua Rodolfo Zaros, 168, sala 2
Telefone: (18) 3528-5569
Departamento Municipal de Habitação
Rodolfo Zaros, 168, sala 4
Telefone: (18) 3528-0809
Centro de Referência de Assistência Social (Cras) José Leão Bicalho
Rua Hans Klotz, 1.593, Vila Cavaru
Telefone: (18) 3528-3930
Cras Aurelindo de Freitas Barbosa
Rua Hungria, 85, Jardim das Bandeiras
Telefone: (18) 3529-1608