20 C
Adamantina
domingo, 16 março, 2025

Com lema ‘Prevenir para salvar’, Rede de Combate ao Câncer promove nova edição do ‘Outubro Rosa’ em Adamantina

Outubro já é conhecido pela mobilização que visa detecção precoce do câncer de mama. Para ficar mais alinhado à ideia, o mês ganha até uma cor – o rosa.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) projeta 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 registros a cada 100 mil mulheres.

- Publicidade -

Em Adamantina, a Rede de Combate ao Câncer organiza tradicionalmente uma programação especial para todo o mês, com ações que visam à conscientização do público feminino sobre a importância da prevenção, contribuindo para redução da mortalidade.

Presidente da entidade, Roseli Lozano Godoy ressalta a importância da prevenção do câncer de mama | Foto: Arquivo pessoal

“Queremos orientar sobre a necessidade de prevenção da doença, com a realização periódica de exames preventivos”, ressalta a presidente da entidade, Roseli Lozano Godoy.

Este ano haverá duas semanas com atendimento ampliado. De segunda-feira (4) até o dia 8 e de 18 a 22 de outubro, a Rede funciona das 8h às 16h.

“Serviremos a nossas pacientes um café especial, teremos alguns dias de beleza, oferecendo manicure, massagem e maquiagem junto com nossos amigos/parceiros, e, no final da campanha, faremos sorteio de brindes, mamografias e ultrassom a todas as pacientes que forem fazer seus exames durante o mês”.

Os dias de beleza estão marcados para 4, 18, 19 e 20 de outubro e, no dia 29, ocorre o sorteio especial. “O foco da programação é a prevenção. Podem participar mulheres acima de 25 anos, que ainda não fizeram seus exames preventivos este ano”.

PREVENIR PARA SALVAR
Há quase 50 anos, a Rede de Combate ao Câncer atua no auxílio aos portadores da doença, e seus familiares, e principalmente na orientação.

“O nosso maior destaque é a prevenção, que inclusive é nosso lema é ‘Prevenir para salvar’. Diferente do que muitas pessoas falam, que quem procura acha, na verdade, quem procura se cura. As chances de um paciente oncológico ter cura são maiores quando se descobre a doença no início, e isso só é possível se a pessoa fizer seus exames com regularidade, ou seja, preventivamente”, enfatiza Roseli.

A entidade oferece o ano todo o acolhimento gratuito as pessoas necessitadas, que ficam a margem do atendimento público. “Nós complementamos aquilo que o ente público não consegue suprir. Nossos trabalhos são mantidos em sua grande parte pela ajuda das pessoas, adquirindo nossos produtos, por meio de doações e os associados mensalistas”.

Quem desejar contribuir mensalmente com a causa, basta entrar em contato pelos telefones: (18) 99702-2610 ou 3521-1815. “Aquelas pessoas que ainda não conhecem o nosso trabalho convidamos a fazer uma visita na sede da entidade, que fica na rua Mario Olivero, 259. Ficaremos honrados em recebê-los”.

Publicidade