Duas estruturas para compostagem de resíduos foram inauguradas nesta quinta-feira (24), pela Prefeitura de Adamantina. Por meio do programa Euroclima+, o Município promoveu a construção de barracão e, com recursos do Eficiência Energética, ampliou o pátio de 3 mil m² para aproximadamente 8 mil m².
O barracão de compostagem foi construído em virtude da parceria entre Prefeitura, UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) e Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central), que integram programa com foco na produção resiliente de alimentos diante das mudanças climáticas. O projeto disponibiliza composto orgânico para agricultura familiar.
Para a execução da obra foi investido o montante de $173.223,26, financiado pela União Europeia e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional. A estrutura foi construída para viabilizar implementos e oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no local.
O presidente da Mancomunidade Trinacional Fronteriza Río Lempa, Cesar Roldan Agustín Franco, contou que a visita à Adamantina serve para que obtenham conhecimentos para replicar na América Central. “Podemos observar que os resultados são efetivos, pois a produção aumentou, assim como a melhora da qualidade”, comentou.
Já a ampliação do pátio de compostagem se deve ao desenvolvimento do projeto de Eficiência Energética, parceria da Prefeitura com a Energisa.
A ação objetiva o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinados à população por meio do programa Agricultura Familiar e participantes dos programas sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Quero parabenizar o William Bachega (coordenador do Euroclima+), e os demais integrantes do projeto, e também ao Thiago Peres de Oliveira, gerente da Energisa. O projeto foi maravilhoso e poderemos replicá-lo. Já apresentamos o projeto para o embaixador da Alemanha e propusemos a sua multiplicação. Com certeza vamos avançar em outros municípios e o Héctor Alonso Aguirre (gerente da Mancomunidade) já está fazendo uma ponte com a Espanha, na cidade de Valência. São mais portas se abrindo, sempre tendo como foco a agricultura familiar”, assegurou o prefeito Márcio Cardim.
As estruturas ficam no Bairro Alto da Boa Vista.
