No início do ano, com o aumento significativo dos casos de covid-19 em Adamantina, o Poder Executivo Municipal adotou medidas mais drásticas do que as determinadas pelo Governo de São Paulo.
Na oportunidade, visando conter o agravamento da situação, foi decretado, emergencialmente, que só poderiam ser realizadas festas, eventos e similares com capacidade de 70% do local, com público sentado.
Desde então, o Município vem trabalhando diariamente para a diminuição dos casos, com testagem em massa, ampliação da capacidade dos locais de atendimento ao público positivado e orientação aos organizadores de eventos com relação às medidas emergenciais.
Neste momento é possível considerar que a situação encontra-se controlada, com queda no número de contaminados, leitos exclusivos para covid-19 na Santa Casa reativados e baixo número de internações.
A decisão ainda considerou o índice de vacinação atingido no Município, sendo que, até o dia 18 de fevereiro, 89% das pessoas indicadas para vacinação receberam a primeira dose, 88% já haviam tomado a segunda dose e a terceira dose foi aplicada em 50,2%. A imunização das crianças atingiu 51,2% com a primeira dose.
Desta forma, torna-se possível a revogação das medidas emergenciais, que agiram positivamente no controle da pandemia.
“Reforçamos que a população continue obedecendo os protocolos de contenção ao coronavírus. Queremos retomar todas as atividades o mais rápido possível e sabemos que podemos contar com a consciência da população”, afirma o secretário de Saúde, Gustavo Rufino.
As novas medidas entram em vigor nesta quarta-feira (23), e poderão ser revistas de acordo com a situação epidemiológica do Município.
O que está vigente no Estado de São Paulo e que passa a vigorar também em Adamantina
– Uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente;
– Respeito aos protocolos de higiene; e
– Liberada realização de eventos com controle de público, inclusos show em pé, torcidas e pistas de dança com 70% de ocupação.