25.6 C
Adamantina
sábado, 22 março, 2025

Com 23,3% dos estudantes vacinados, rede municipal de Adamantina volta às aulas nesta segunda

O ensino 100% presencial será retomado a partir desta segunda-feira (7), em Adamantina. O retorno ocorre em período de alta de casos de covid-19, mas, para a Secretaria de Educação, é fundamental a volta às aulas devido as perdas ocasionadas pelo fechamento das unidades durante a pandemia.

Até quarta-feira (2), a Secretaria de Saúde vacinou 23,3% da população de 5 a 11 anos contra a doença, boa parte está inserida na rede municipal de ensino. Mesmo não adotando a obrigatoriedade de vacinação, como o Governo do Estado, a pasta educacional reforça a necessidade de todas as crianças serem imunizadas. “Essa medida é fundamental para oferecer a todos maior segurança”, reforça, em nota.

- Publicidade -

“Sabemos da preocupação dos pais, mas pedimos que enviem os filhos para a escola desde que a criança não apresente nenhum sintoma gripal. Esse diálogo sincero e comprometido é fundamental para a segurança de todos”, pede o secretário de Educação, Osvaldo José.

A Educação municipal reforça que os protocolos para garantir a segurança sanitária que já foram adotados ano passado e continuam em vigor em todas as unidades de ensino. Para 2022, as medidas estão sendo atualizadas, com a orientação de todos os gestores.

Inclusive, durante toda essa semana os profissionais que atuam na rede municipal de ensino participam de formações acadêmicas, que darão subsídio aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula a partir da semana que vem.

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES
A programação do retorno ainda contempla a realização de reunião com os pais entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Os encontros, segundo a pasta, são fundamentais para que os responsáveis pela criança entendam e auxiliem a escola no desenvolvimento das estratégias de ensino.

“Convidamos os pais a estarem presentes nas reuniões, pois, assim, poderemos ter um diálogo a respeito de todas as ações que estão em desenvolvimento”, chama o secretário de Educação.

Os participantes devem estar usando máscara de proteção facial e respeitando o distanciamento social.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MUNICIPAL
Já em março estão previstas atividades de sondagem, além da avaliação diagnóstica municipal.

“Caso os pais tenham alguma dúvida podem entrar em contato com a unidade de ensino da criança e conversar com o gestor. Estamos prontos para um retorno segura”, garante Osvaldo José.

REDE ESTADUAL DE ENSINO
As aulas na rede estadual de ensino foram retomadas na quarta-feira (2), também 100% presenciais. Ao telejornal Bom Dia Fronteira, da TV Fronteira, a dirigente regional de ensino, professora Irmes Mary Moreno Roque Mattara, destacou a importância do retorno presencial e a participação dos pais dos estudantes.

“A educação é prioridade. Seu filho já ficou dois anos prejudicado”, disse. “Envie seu filho à escola, com saúde. Se ele tiver sintomas grupais, febre, dor de cabaça e dor de garganta, não envie e procure o serviço de saúde”, orientou a gestora. “Se ele está com saúde, envie para a escola. Lugar de aluno é na escola”, enfatizou.

Publicidade