
Neste mês de fevereiro, os conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e do CMI (Conselho Municipal do Idoso), de Adamantina, estiveram reunidos para cumprimento de mais uma etapa da campanha Imposto de Renda do Bem.
Dessa vez, os conselheiros avaliaram a prestação de contas apresentadas pelas entidades, que informaram como utilizaram individualmente os recursos.
Esse processo tem por objetivo garantir a boa destinação e aplicação das verbas oriundas de doações dos contribuintes do Imposto de Renda, que, ao invés de pagarem imposto ao Governo, destinam parte desse tributo para o CMDCA e CMI, que posteriormente encaminham para as entidades de Adamantina que atendem crianças, adolescentes e idosos. Além da apresentação das prestações de contas detalhando a forma com que os recursos foram aplicados, as entidades são obrigadas também, antes de receber os recursos, a apresentarem um projeto informando como pretendem utilizar as doações e somente após a aprovação do CMDCA e CMI que as verbas são liberadas.
REGRAS PARA DECLARAÇÃO
A Receita Federal informou, nesta quinta-feira (24), que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano-base 2021) começa às 8h do dia 7 de março e vai até as 23h59 do dia 29 de abril.
É obrigado a declarar IR em 2022 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.
DOAÇÕES
Para doar parte do seu Imposto de Renda e ajudar as entidades de Adamantina, basta informar seu contador ou escritório de contabilidade sobre seu interesse em doar parte do seu imposto. A doação é segura, amparada por lei e não gera nenhum gasto a mais ao contribuinte.
