22.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Adamantina registra mais de 7300 pessoas com 3ª dose em atraso

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio da Vigilância Epidemiológica, aponta que 7342 pessoas estão com a 3ª dose atrasada e 1253 munícipes estão com a 2ª dose também em atraso.

A terceira dose pode ser aplicada nas pessoas que já receberam a 2ª dose há pelo menos 4 meses. Contudo, se a pessoa teve covid-19 e já deveria ter tomado a 3ª dose precisa esperar 30 dias.

- Publicidade -

“No mês de janeiro e fevereiro, registramos uma elevação nos números de casos e tivemos óbitos infelizmente. Por isso, mais uma vez reforçamos a necessidade de tomar a 3ª dose”, afirma o secretário de Saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

A imunização segue acontecendo no CIS (Centro Integrado de Saúde) de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13 às 17h e todos os imunizantes estão disponíveis. Aqueles que ainda não receberam a primeira dose também podem receber a vacina.

4ª DOSE
A 4ª dose está sendo aplicada nos imunossuprimidos e já podem receber o imunizante também os adolescentes que tem entre 12 e 17 anos que apresentam: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; doenças crônicas; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática.

As pessoas que se enquadrem em uma ou mais comorbidades podem procurar o CIS para receber o imunizante, mas para isso será preciso apresentar atestado médico. A 4ª dose no imunossuprimido é aplicada 120 dias após a terceira.

CRIANÇAS
A imunização das crianças que tem entre 5 e 11 anos também segue. A Vigilância Epidemiológica pede aos pais/responsáveis que forem levar a criança para receber a vacina que apresentem o Cartão SUS da criança, pois muitos ainda não tem CPF e a aplicação da dose precisa ser cadastrada no sistema.

Para tornar o processo mais ágil, os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro da criança no https://www.vacinaja.sp.gov.br/

Publicidade