
A Igreja Católica no Brasil promove durante a Quaresma – período de 40 dias que antecede a Páscoa – a Campanha da Fraternidade. O tema, este ano, é ‘Fraternidade e Educação’ e o lema bíblico ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ (Provérbios 31,26).
Conforme padre Afonso Maniscalco, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Adamantina, o objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, “buscando caminhos de solução à luz do Evangelho”. “O tempo da Quaresma favorece este chamado, sendo um tempo de reflexão e oração, quando os cristãos são chamados a uma verdadeira conversão em vista da Páscoa do Senhor”, ressalta.
Este ano, uma sessão solene da Câmara Municipal marcará o lançamento da Campanha em Adamantina. A ação religiosa, que já foi apresentada nas missas das três paróquias da cidade, deseja mobilizar toda a comunidade católica para debater o tema.
“O objetivo geral da Campanha nos diz: ‘promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário’. E dentro destas intenções específicas encontramos várias propostas, dentre elas destacamos: intensificar valores e referências da Palavra de Deus e da tradição cristão em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo de educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; verificar o impacto das políticas públicas na educação; e promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres”, pontua padre Afonso.
A apresentação aberta para toda população ocorrerá no anfiteatro da Biblioteca Pública, às 19h30, de quarta-feira (9).