
No próximo dia 12, um sábado, se comemora o Dia Mundial do Rim. A data, idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia, serviu de inspiração para a medicina veterinária conscientizar tutores de pets sobre o perigo das doenças renais crônicas que acometem os bichinhos de estimação, por meio do ‘Março Amarelo’.
Conforme o médico veterinário Felipe Pinto Soares, do IEV (Instituto de Especialidades Veterinárias), um a cada 10 cães pode ter a doença durante a vida. Já entre os gatos a incidência é maior: um a cada três felinos pode ser acometido por problema renal.
Apesar de não haver uma regra sobre a idade do pet que a doença pode aparecer, o risco é maior em animais mais velhos. “Os sinais clínicos, geralmente, aparecem quando a doença já está em estágio mais avançado, quando os rins estão com quase toda a capacidade de funcionamento comprometida. Isso porque, antes desse estágio, os sintomas não são visíveis clinicamente, somente através de exames de sangue ou de imagem”, alerta o profissional.
Vitor Pinto Soares, também médico veterinário no IEV, explica os sintomas que podem indicar doenças renais nos pets, como o aumento na ingestão de água e no volume da urina, perda de apetite, úlcera na boca, vômitos, perda de peso e hálito com odor forte. “Uma das doenças mais graves é a insuficiência renal”, ressalta.
Não existe cura para doenças renais e o tratamento é feito por todo o período de vida do animal. O tratamento varia dependendo da origem e gravidade da doença. Por isso, é necessário acompanhamento rotineiro de um profissional veterinário. “Apesar de incurável, tendo o acompanhamento correto o bichinho terá uma boa qualidade de vida. E, quanto mais cedo identificado o problema, mais fácil garantir o bem-estar do seu pet”.
EXAME DIFERENCIADO
E o IEV disponibiliza exame, denominado SDMA, que é capaz de detectar doença renal a partir de 25% de perda renal e, em média, 40% de perda da função renal. “O SDMA é um indicador da função renal mais confiável do que a creatinina, pois não é influenciado por fatores de confusão”, aponta os profissionais.
SERVIÇO
O Instituto de Especialidades Veterinárias fica na rua Antônio Schmidt Villela, 175 – Centro de Adamantina. Informações no: (18) 3522-1869.