Mais um passo para a preservação da história de Adamantina foi dado nesta semana, com início das obras no prédio que vai abrigar Museu e Arquivo Histórico. A antiga sede da Igreja Budista contará, após as adequações, com inúmeros documentos, fotos, móveis e peças que hoje estão guardados na Biblioteca Municipal, sem acesso da população.
Conforme a Prefeitura, será realizada a reforma completa do espaço, bem como a adequação da acessibilidade que atenderá as necessidades para implantação do museu. O valor do investimento é de R$193.418,60 em recursos próprios e a expectativa da Administração é que o local seja inaugurado durante as festividades dos 73 anos de emancipação político-administrativo, porém, é preciso considerar a execução das obras.
O prédio, em desuso, está localizado na Alameda Ity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. Ele foi doado pela Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (Acrea). A assinatura da escritura foi realizada em outubro do ano passado.
“Além de preservar corretamente a história, precisamos que as novas gerações tenham conhecimento do que foi feito pelos nossos antepassados. Existe uma verdadeira relíquia hoje guardada e que pode ser perdida com o tempo”, ressalta Sérgio Vanderlei, secretário de Cultura e Turismo de Adamantina.
