A Operação Tiradentes 2022 teve início na última quarta-feira, 20 na região e foi finalizada na noite de ontem, domingo, pela Segunda Companhia de Polícia Rodoviária, sediada em Presidente Prudente.
A operação foi realizada em mais de 1.530 km de rodovias, em um total de 56 municípios e segundo o órgão, de 2020 em relação a este ano, os casos de embriaguez ao volante tiveram aumento de 4.300%. Durante estes quatro dias, foram 88 ocorrências e somente duas no mesmo período de 2020, ano que teve um período similar de dias de operação e assim, uma análise mais adequada para comparação.
Também foram registradas 89 ultrapassagens proibidas, 113 flagrantes de uso do celular na direção, 290 pessoas sem cinto de segurança e 1.555 imagens de radar.
Em relação aos acidentes, foram nove sinistros sem vítimas e dez com vítimas, sendo dez vítimas leves e quatro graves, além de uma fatal.
O órgão ressalta que a maioria dos acidentes poderiam ter sido evitados, pois em grande parte, a causa desses sinistros continua relacionada à imprudência, negligência ou imperícia dos condutores ou pedestres, bem como o desrespeito às sinalizações.
Ainda foram presas por outros crimes três pessoas em flagrante, um menor apreendido e 4,210 kg de drogas ilícitas apreendidas (maconha, cocaína, crack etc).