20.9 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Adamantina tem 102 eleitores de 16 e 17 anos; Chefe do Cartório ressalta a importância do voto

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, até o mês de março, Adamantina tinha 102 eleitores de 16 e 17 anos, sendo da faixa etária de 16, 11 masculinos e 17 femininos e de 17, 37 de ambos os sexos.

A chefe do Cartório Eleitoral, Ariane Mazzo, ressalta a importância dos jovens tirarem o título de eleitor. “O voto é a manifestação efetiva da democracia. É uma oportunidade de escolher quem nos representará nos próximos quatro anos”, diz.

- Publicidade -

Somente entre janeiro e março, o Brasil ganhou 421 mil novos eleitores entre 16 e 17 anos devidamente habilitados para votar. Em dezembro de 2021, 630 mil adolescentes nessa faixa tinham o título. Em março, o número aumentou para 1,051 milhão – crescimento de 58,7%, que ainda pode aumentar.

Em 2022, o cadastro eleitoral seguirá aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite para a solicitação do título, para transferência do domicílio eleitoral e regularização de eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

O aumento de jovens eleitores ocorreu após campanhas de conscientização do TSE e dos artistas na mídia.

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Publicidade