24.5 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Sob nova direção, Conjunto Primavera reúne cultura, esporte e lazer

Após muitos anos desativada, a Associação de Moradores do Conjunto Primavera está com nova diretoria, composta por 12 pessoas, sob o comando de Clovis Donizete Fiorentim, o “Terrinha”.

Os principais pontos do bairro se encontravam deteriorados e abandonados, mas esta situação já começou a mudar. Recentemente, Secretaria de Esportes fez a pista ao lado do campo para caminhada. “Com a associação reativada, trabalharemos para trazer cultura, esporte e lazer aos moradores, através de parcerias com a prefeitura. Com a implantação da Casa Afro, será melhor ainda, pois os eventos realizados no local chamarão mais a atenção para o nosso bairro”, comenta.

- Publicidade -

Terrinha, que é agente de cultura, pretende destacar este ramo no Conjunto Primavera. “O que vejo aqui na Secretaria da Cultura, quero levar para lá. A parceria com a ONG Gangazumba, por meio da representante Rosemeire Cunha, também será de extrema importância. O bairro vai voltar a ter vida”, diz.

Casa Afro

A Casa Afro será instalada no Centro Comunitário do referido bairro e faz parte do programa do Governo do Estado de São Paulo, Casa SP Afro Brasil, cujo objetivo é oferecer espaços de multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. A implantação do espaço em Adamantina visa ao reconhecimento e valorização da história e cultura afrobrasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça e enfrentamento ao racismo religioso,

institucional e estrutural. A médica dra. Maria Angélica Silva Bonfim é a coordenadora e interlocutora da Equidade Racial e Desenvolvimento Socioeconômico, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Esta é uma ação de muita dignidade para Adamantina, socialmente é um salto para a cidade. Serão ações sociais em direção ao equilíbrio da inserção da comunidade negra em todas as esferas”, ressalta.

Questionada sobre a luta pela equidade racial atualmente, Maria Angélica é certeira. “Há racismo em todos os lugares. Ainda vemos poucos negros em altos cargos na sociedade e na política e sabemos que existem muitas pessoas preparadas para assumirem essas posições. São esses reflexos que temos que discutir, não é vitimização nem uma reclmação injusta, é a realidade. E agora esse questionamento vai ter um espaço no município. Muitos não entendem como essa intolerância pode influenciar a vida dos moradores, mas é preciso ressaltar que os problemas raciais e sociais sempre voltam à sociedade, mesmo que seja a uma família branca e rica. Essa discussão é necessária”, pontua.

A profissional encerra agradecendo a oportunidade. “Estou muito feliz e honrada com o convite, é uma riqueza participar deste movimento tão significativo”, finaliza.

Vale das Pedrinhas

O bairro ainda conta com o Vale das Pedrinhas, uma quadra destinada à prática de esportes radicais (skate, patins e bmx), assim como demais atividades culturais. O nome foi carinhosamente dado por skatistas e a quadra foi adotada pelo grupo como casa, com intuito de transformar o espaço em um local adequado para a prática desses esportes e o convívio com a comunidade.

A quadra foi construída em 2006, porém, encontrava-se em situação de abandono no ano de 2017. Devido à ausência de um local apropriado para a prática desses esportes na região, o grupo se uniu e iniciou o trabalho de revitalização do espaço.

A arrecadação de fundos para o projeto envolveu vendas de rifas, pizzas e camisetas, a fim de tornar viável a construção de obstáculos de concreto armado, com o objetivo de os mesmos resistirem por anos. No ano de 2021, a Prefeitura reconheceu o esforço e trabalho do coletivo e oficializou uma parceria, para juntos concluirem o projeto de ampliação da quadra, juntamente com a substituição do piso existente por um de concreto polido, uma vez que é o mais apropriado para a prática dos referidos esportes e demais atividades culturais.

Segundo um dos integrantes do grupo, Gabriel Poiani, o projeto tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no bairro e frequentam o Vale das Pedrinhas. “Esperamos e acreditamos que a nova diretoria seja presente para as questões de cuidado da infraestrutura do local. Agradecemos a população e comerciantes que sempre nos apoiaram, a todos que de alguma forma somaram com o coletivo, à prefeitura e os vereadores, e todos os envolvidos no projeto, por tornar possível algo que começou tão pequeno vir a resultar em um espaço tão significativo para nossas vidas”, ressalta.

Fotos: Lucas Alves, Kaio Cardim e João Victor de Oliveira

Publicidade