Na noite de sábado, 02, foi realizada no anfiteatro da Biblioteca Municipal a conferência de fundação e posse da diretoria da Associação Gangazumba de Cultura Negra de Adamantina.
O Gangazumba é um grupo de Cultura Negra sem fins lucrativos, composto por voluntários, iniciado em Adamantjna em 09 de junho de 2018, que visa atender com equidade as necessidades sócio-culturais da comunidade negra e não-negra através da educação, cultura e informações que possam ser importantes para a formação moral, ética e social de um indivíduo.
Firme no proprosito de diminuir situações que levem apenas ao discurso de dor e incluir elementos que constituem bases sólidas para a igualdade e Equidade social, o grupo realiza eventos como debates e seminários, mostras e oficinas culturais e esportivas voltados à cultura Afrobrasileira com a intenção de diminuir o abismo cultural e social entre esta cultura e outras.
Após esses anos, o coletivo chegou à conclusão da necessidade de formar uma Associação constituída de sócios continuando o mesmo propósito, entretanto, diante da proporção e os reflexos do trabalho na sociedade e perante o muito mais que pretende realizar, foi realizada a prosposta de tornar uma associação.
Na ocasião, foi lido o Estatuto e apresentada a chapa da diretoria. Depois da unânime aprovação, encerrou-se com sucesso a Assembleia Geral, passando a atuuar socialmente como Associação Grupo Gangazumba de Cultura Negra. “É uma conquista inensurável para a comunidade negra, para a cidade e até país, pois quando um negro ganha, todos saem ganhando” comenta a presidente do Conselho de Cultura, Meire Cunha.