Em entrevista concedida ao Impacto, o presidente da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) e prefeito de Rinópolis José Ferreira de Oliveira Neto falou sobre a importância da união das cidades para o desenvolvimento regional e a situação econômica do município. Confira.
Impacto – Estamos em um ano crucial em que precisamos eleger representantes comprometidos com a nossa região. Analisando este cenário, o que acha sobre essa busca por maior destaque no Estado?
Neto – O nosso cenário atual é péssimo, pois somos pobres de representantes, até no Oeste Paulista, não somente Nova Alta Paulista. Precisamos ter essa consciência, principalmente os prefeitos e vereadores, para passarmos à população esta necessidade de termos representantes que vistam a camisa da região na assembleia legislativa e Governo Federal.
Impacto – Qual a importância da união dos municípios para o desenvolvimento regional? Como você acha que a AMNAP se encontra neste sentido?
Neto – A AMNAP melhorou muito neste sentido, não há mais aquela antiga rivalidade entre os municípios, pois os prefeitos estão entendendo que quando uma cidade ganha, todas ao redor ganham também. Quando por exemplo, Adamantina se desenvolve e se torna polo de saúde, Rinópolis e outros municípios da região também se desenvolvem. Juntos somos mais fortes.
Impacto – Na sua opinião, quais prioridades um prefeito tem que ter em sua gestão?
Neto – Ter um olhar próximo para as famílias e cidadãos, propiciando bem estar a eles em todas as esferas. Promover ações para que a população se sinta bem na sua própria cidade, pois quem vê de perto as demandas do município não é o governador nem o presidente, mas sim, o prefeito e os vereadores. Com uma cidade padecendo, o povo padece também.
Impacto – Estamos saindo de uma pandemia e 2022 pode ser considerado um ano divisor de águas. Como está a geração de emprego e renda em Rinópolis?
Neto – Estamos concluindo o distrito industrial, na fase da legislação para depois distribuir os lotes. Só falta concluir a rede elétrica, pois quero ela alta, com transformador, para que qualquer tipo de empresa não precise fazer adaptações. É uma obra realizada com recursos próprios e pretendo entregar 100% pronta para desenvolverem suas atividades. Já temos pedidos de empresários, inclusive de fora, querendo instalar suas empresas, gerando assim muito emprego e renda. Rinópolis é um polo de máquinas avícolas e esta é a prioridade do distrito industrial, para fortalecer ainda mais este ramo.
Impacto – Já entramos no segundo semestre, que será um período de muitas movimentações, como eleições, Copa do Mundo, etc. Economicamente, Rinópolis vai conseguir fechar o ano em superávit?
Neto – Com toda a certeza. 2022 está sendo um dos melhores anos e temos muito a agradecer ao Governador Rodrigo Garcia, que é um grande municipalista. Fecharemos com um bom superávit, para que em 2023 e 2024 possamos executar mais obras.